Por Mara Magalhães
A posse da primeira mulher a governar Porto Seguro levou uma multidão à Câmara de Vereadores, para assistir à cerimônia aguardada com muita expectativa pela comunidade portossegurense.
Dando início à programação e de acordo com o Artigo 10, do Regimento Interno daquela Casa, o vereador mais velho, Antônio Miguel Balejo, assumiu provisoriamente a presidência, convidando para primeiro e segundo secretários os vereadores Lívia Bittencourt e Evaí Fonseca, instalando assim a mesa diretora que daria posse aos vereadores eleitos, que fizeram um a um o juramento de praxe. Em seguida, foi franqueada a palavra aos empossados, que usaram a tribuna para agradecer a eleitores, amigos e familiares a vitória nas urnas e prometer uma Câmara unida para o bem da população.
Depois da posse aos vereadores, o vereador Miguel Balejo anunciou a chapa única, que elegeu o vereador Paulo Onish (Paulinho Tôa Tôa) presidente e vice presidente o vereador Hélio Brasil para o biênio 2013/2014. Benedito Pereira Alves, o Bené, é o primeiro secretário e o segundo secretário Valcledes Alves Seara, o Corea. O presidente Paulo Onish conclamou a união da Câmara para o bem da comunidade e falou da sua confiança em um novo tempo, prenunciando 4 anos muito diferentes daquilo que Porto Seguro vem experimentando até aqui.
Na sequência, o novo presidente da Câmara chegou ao momento mais esperado do creimonial, quando deu posse oficialmente à prefeita Cláudia Oliveira e ao vice-prefeito Huberto Nacif Nascimento, o Beto Axé Moi, que falou da sua emoção em voltar à Casa como vice-prefeito Ele foi vereador do município e presidente da Câmara), um sonho acalentado por longo tempo, agora realizado, de poder se dedicar de forma mais direta a trabalhar pelo povo da terra que tanto ama.
Antes do discurso da nova prefeita, o Pr. Mozaniel, da Igreja da Ceia, abençoou o governo que agora tem início: “Não há autoridade que não venha de Deus. Toda autoridade que ascende a um cargo neste país, está ali colocada pelo Senhor, de quem vem toda a honra e toda a glória.”
Oficialmente no comando da cidade mais antiga do Brasil e mãe de todos os brasileiros, foi uma emocionada Cláudia que subiu à tribuna para agradecer aos familiares que vieram de Itabuna, ao esposo Robério Oliveira que nela confiou, à filha Larissa e à mãe Lélia que lhe deram total apoio e, finalmente, ao povo que nela depositou os seus sonhos de renovação e esperança em dias melhores.
A grande virada
A partir de agora é que começa, para a prefeita e sua equipe, o grande desafio de resgatar uma cidade turisticamente à beira da morte, com sérios problemas sociais e de infraestrutura. É essa a grande virada que o povo portossegurense espera e apostou alto nas urnas para conquistar.