Porto Seguro: Aldeia Velha vence o desfile “Cultura Viva Pataxó”

Nove casais de índios de aldeias localizadas no município de Porto Seguro deram um show de beleza e uma verdadeira demonstração da cultura pataxó, durante o desfile, realizado na noite de 28 de abril, na Passarela do Descobrimento, marcando o encerramento dos VI jogos Indígenas, realizados pela Prefeitura Municipal. Durante o evento, os casais representantes de cada aldeia, desfilaram na passarela mostrando sua graça, vestimentas, acessórios e instrumentos, como arcos e flechas.

A platéia vibrou com a beleza dos guerreiros e guerreiras – como eram tratados pelo apresentador – e os turistas se acotovelaram para conseguir o melhor ângulo para as fotos. Foi apresentado o perfil de cada participante do desfile “Cultura Viva Pataxó”, como seus pratos prediletos, sonhos e o que gostam de fazer nas horas vagas. Como não podia deixar de ser, o peixe assado na folha de patioba foi o prato eleito pela maioria dos concorrentes, que se esmeraram nas pinturas e adereços, enchendo os olhos da platéia.

Homenagens especiais
O primeiro lugar ficou para os representantes da Aldeia Velha, Karixawã e Txayara, que não esconderam a alegria de voltar para a aldeia com uma bicicleta novinha cada um. Em segundo lugar ficou o casal Eyhnã e Makayoba, da Reserva da Jaqueira, faturando um micro system cada; e em terceiro, Adxehe e Pacari, da Aldeia de Imbiriba, que ganharam um kit escolar e um MP4.

A noite também foi de homenagens para as pessoas que são especiais para os índios. Na Passarela, a superintendente de Assuntos Indígenas, Soraia Perello e seus incansáveis colaboradores, Juari e Luzia Pataxó. Os atletas das aldeias participantes dos jogos Indígenas receberam troféus e certificados. Também foram contemplados com medalhas os componentes do júri: Sandra Rizzo, secretária municipal de Governo e Comunicação; Oberdan Costa, secretário de Esportes; Francisco Cancela; Lorena; Joanice e Ramon.

Estiveram representados no desfile Cultura Viva Pataxó as seguintes aldeias: Guaxuma, Barra Velha, Boca da Mata, Imbiriba, Pé do Monte, Aldeia Nova, Juerana, Jaqueira e Aldeia Velha.

 
Fonte: Hilda Rodrigues / Ascom da Prefeitura de Porto Seguro

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui