Porto Seguro adquire equipamento GeneXpert

Porto Seguro adquire equipamento GeneXpert
Foto: Reprodução

Mais um relevante avanço na área laboratorial em Porto Seguro. O município recebeu do Ministério da Saúde, através do Estado da Bahia, o equipamento GeneXpert, direcionado para determinação da carga viral dos portadores do vírus HIV (Aids) e de HCV (Hepatite C).

O novo sistema, já em funcionamento no LACEN, LMRR -Laboratório Municipal de Referência Regional de Porto Seguro, permite a realização de diagnóstico molecular em tempo real.

De acordo com a prefeita municipal, Cláudia Oliveira, a aquisição do equipamento produz significativas melhorias no atendimento aos pacientes que vivem com HIV E HCV. “Muito satisfeita com a chegada do equipamento, por melhorar a qualidade da assistência dos nossos pacientes, especialmente por termos a condição de responder com maior rapidez as análises e, consequentemente, contribuir com o tratamento das pessoas que tanto necessitam de cuidados. Agradeço todo apoio do estado, dos nossos bioquímicos e farmacêuticos do LACEN, em contribuir com a saúde da terra mãe do Brasil”, afirma.

Resolutividade no tempo resposta

Entre as especificidades da máquina, destaque para a capacidade de automatizar e integrar a preparação das amostras de sangue coletadas, o que favorece a dinâmica rápida, com a liberação do resultado em até 1h40, visando favorecer o cuidado e assistência aos pacientes do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), sob a direção de Beatriz Duarte.

Porto Seguro adquire equipamento GeneXpert
Foto: Reprodução

Treinamento

Para o manuseio do equipamento, a equipe de profissionais que atuam no LACEN, coordenado pela diretora Suelem Sandin Schaffner, recebeu treinamento ministrado pela assessora científica, Nayra Soares do Amaral, PhD Field Application Specialist, pela empresa Cephei.

Com ênfase na instalação, utilização, preparo das amostras, interpretação dos resultados e manutenção do aparelho, a capacitação contou também com a participação do farmacêutico bioquímico, Juliano Oliveira Santana e da biomédica Ana Paula Pinto Dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui