Porto Seguro adere ao Setembro Amarelo a favor da vida

 

O Setembro Amarelo destaca-se pela mobilização sobre a prevenção do suicídio. Este ano, em meio à pandemia da covid-19, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro reforça os impactos na saúde física e mental da população durante a doença que atingiu o mundo, afetando diretamente milhões de pessoas.

O secretário de saúde, Kerrys Ruas, enfatiza que, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, quem comete suicídio demonstra sinais que requerem atenção e cuidados. “É muito importante que exista o apoio familiar, de amigos, para que a pessoa se sinta protegida, amada e com possibilidades de seguir adiante, sem atentar contra a própria vida. Procurar apoio e ajuda especializada, no âmbito da saúde e demais setores sociais, é fundamental, pois trata-se de um problema grave e não poder ser negligenciado”, declara.

Adesão na prevenção

Com o isolamento social,  as pessoas ficaram mais suscetíveis ao medo da COVID-19, experimentando luto pelas perdas e o cenário de incertezas geram sintomas como ansiedade, estresse, solidão e depressão. No intuito de ampliar a visibilidade na prevenção ao suicídio e alertar a população para a importância da conscientização coletiva, os profissionais que atuam na Rede da Saúde Mental, sob a superintendência de Vandermilza Barbosa, elaboraram ações de conscientização, com a prevalência do cumprimento dos protocolos de segurança, sem aglomeração.

“É importante sinalizar que parte das pessoas que tentam ou executam o suicídio são portadores de transtorno mental ou algum sofrimento psíquico maior e que o suicídio pode ser evitado caso haja o acompanhamento psicossocial adequado”, declara a superintendente da saúde mental, Vandermilza Barbosa”, declara

Programação 

Dentre as atividades previstas serão realizadas blitz na Praça da Caixa D’Água e no Trevo do Cabral, adesivando veículos com material educativo contendo orientações sobre autocuidado, rede de proteção e boas práticas que promovem saúde, previnem agravos do sofrimento, sobretudo em tempos de pandemia, além da distribuição de lixeirinhas sustentáveis.

Outro destaque é a ornamentação em tons amarelos instalada no Trevo do Cabral, alusiva a campanha nacional. A população terá acesso nas mídias sociais de conteúdo oficial produzido pela Secretaria de Saúde, por meio de audiovisual no segmento escrito e falado, dando ênfase a importante socialização das informações necessárias sobre a sa

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui