Porto Seguro: Ação de diagnóstico precoce para hanseníase acontece nesta sexta

Porto Seguro: Ação de diagnóstico precoce para hanseníase acontece nesta sextaA Secretaria de Saúde de Porto Seguro, em parceria ao Projeto Roda Hans, estará realizando uma ação para rastreamento e detecção precoce da hanseníase. O evento, que acontecerá dia 3/05, das 8h às 17h, na Praça do Trabalhador,  bairro Frei Calixto, tem como finalidade o diagnóstico precoce de novos casos da doença. A programação irá agregar profissionais e pacientes dos municípios de Belmonte e Santa Cruz de Cabrália.

Porto Seguro tem implementado ações contínuas de combate a hanseníase nas unidades de saúde da família intensificando a oferta de tratamento aos pacientes diagnosticados com a doença.  “A hanseníase tem cura quando tratada corretamente, mas o diagnóstico precoce é fundamental, pois as manchas não coçam, não doem. Por isso, é extremamente importante que a população participe desta ação.”, enfatiza o secretário de saúde, Kerrys Ruas.

Aberto ao público

O projeto para rastreamento é composto por equipe multidisciplinar de saúde, da rede municipal, responsável por ofertar consulta especializada, exame (BAAR de Linfa) e avaliação do grau de incapacidade, sendo que os casos novos diagnosticados iniciarão o tratamento imediato, direcionando-os para acompanhamento nas unidades de saúde. O evento é aberto para a população de todas as idades.

Carreta Itinerante

A estrutura da carreta móvel do Projeto Roda Hans, que percorre o Brasil promovendo a detecção e o tratamento da hanseníase, conta com caminhão itinerante, possui quatro consultórios e um ambiente para coleta de exame para diagnóstico.

Sobre a doença

Hanseníase, doença infectocontagiosa acusada pelo bacilo de hansen, tem como principais sintomas mancha na pele, perda de sensibilidade, ausência ou queda dos pelos, podendo ser transmitida por meio de convivência próxima e prolongada, por contato com gotículas de saliva ou secreções de nariz. A avaliação de um profissional é de fundamental importância para a conclusão do diagnóstico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui