Porto: Produção e comercialização de mamão são destaques do Simpósio

A programação do V Simpósio do Papaya Brasileiro, principal fórum de integração dos agentes da cadeia produtiva do mamão, que vai acontecer de 31 de outubro a 4 de novembro, em Porto Seguro (BA), inclui 27 palestras, distribuídas por sete painéis. O primeiro deles, no dia 1º, vai abordar as “Características de produção e comercialização de mamão” e traz como destaque a palestra de Tiago de Wit, da empresa Univeg Trade Benelux, na Holanda, que vai falar sobre “Exigências de qualidade do mercado externo”.

“A presença de um importador de mamão como palestrante em nível internacional merece destaque por abordar aspectos relacionados à chegada dos frutos que exportamos para a Europa e Estados Unidos”, salienta o presidente da comissão organizadora, Jorge Loyola, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, responsável pela organização do evento.

O painel será coordenado por Francisco Faleiro, diretor presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Papaya (Brapex), e abrirá com a palestra de Gabriel Bitencourt de Almeida, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), sobre “Características de produção e comercialização para o mercado interno”. Em seguida, vem a palestra de Tiago de Wit e, depois, a de David Martins, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), intitulada “Protocolos de produção e de certificação do mamão no Brasil”.

“Experiências da Fazenda Palmares” e “Experiências da Bello Papaya” são temas das apresentações dos produtores Edson Gonsalez e Ulisses Brambini, respectivamente. Fechando o painel, Fernando Cantillano, pesquisador da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), vai falar sobre “Superando os entraves logísticos para a comercialização nacional e internacional”.

Programação
O Simpósio vai reunir pesquisadores, professores, extensionistas, produtores e estudantes no Náutico Praia Hotel & Convention Center para trocar experiências e informações científico-tecnológicas, sob o tema “Inovação e sustentabilidade”. Confira a programação dos demais painéis no site do evento www.papayabrasileiro.com.br

Envio de resumos
Os interessados devem ficar atentos ao prazo de envio dos trabalhos técnico-científicos sob a forma de resumos expandidos. A data-limite é 3 de outubro. São aceitos trabalhos inéditos, escritos em português e que representem contribuição para avanço do conhecimento econômico, social e/ou ambiental da cadeia produtiva do mamoeiro. O resumo deve relatar resultado de trabalho de pesquisa científica ou de informação tecnológica. São aceitas revisões bibliográficas, desde que tragam contribuições significativas e inovadoras. E não são aceitas descrições de projetos ou propostas de trabalho.

IMPORTANTE: Para enviar resumos é preciso estar inscrito no simpósio.


Fonte: Alessandra Vale / Ascom da Embrapa Mandioca e Fruticultura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui