Porto: Índios da Aldeia Bujigão são capacitados para construir embarcações

Um grupo de 12 pescadores indígenas da Aldeia Bujigão, no município de Porto Seguro, extremo sul do estado, recebe capacitação para construir e realizar a manutenção de embarcações em fibra de vidro, no Centro de Capacitação e Pesquisa Pe. Barturen, em Camaçari.

A iniciativa pretende aumentar a produtividade pesqueira, por meio da incorporação de novas embarcações, e é promovida pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), no âmbito do programa estadual Vida Melhor.

O curso, com duração de 80 horas, tem como principal objetivo habilitar os pescadores indígenas em laminação de embarcações em fibra de vidro modelo flex, equipadas com material de segurança, motor e material de salvatagem para pesca e mariscagem. O aprendizado é via aulas de campo e de instrução ao ar livre, apostilas e videoaula.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores e Pescadores Indígenas de Bujigão, Gilmar Jesus de Souza, conhecido como Matalawê, essa é a primeira vez que a comunidade recebe um projeto que beneficia os pescadores. “As canoas que temos são de remo. Estamos aprendendo a fazer desde a parte de marcenaria à manutenção do motor. Nosso objetivo é aprender tudo e quando chegar à nossa aldeia passar o conhecimento para que todos possam construir suas canoas”.

Benedito de Oliveira, Newy Pataxó, também enfatizou que a capacitação servirá para os participantes do curso e toda a comunidade. “Nossa renda vem 100% da pesca. Com as canoas de remo, ficamos a mercê do vento. Essa embarcação que estamos aprendendo a fazer é mais ágil, vamos ganhar mais tempo e, com isso, aumentar a nossa renda”.

A ação, que teve início terça-feira, 9, e segue até o próximo dia 18, também conta com a parceria da Cooperativa de Trabalho e Serviços (CTS) e da Fundação para o Desenvolvimento das Comunidades Pesqueiras (Fundipesca).

 

Secom do Governo do Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui