Porto: Animais de volta para casa

Após quatro meses de planejamento, uma operação conjunta das Superintendências do IBAMA no Rio de Janeiro e na Bahia, que contou com o apoio operacional do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, trouxe de volta para casa vários animais silvestres apreendidos na região sudeste do país.

Os animais, que encheram dois grandes caminhões da Marinha, incluíam, além de aves e iguanas, 279 jabutis apreendidos no estado do Rio de Janeiro, que foram trazidos para o município de Porto Seguro, onde foram alojados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) vinculado à Gerência Executiva do IBAMA em Eunápolis.

No CETAS, os jabutis foram colocados em grandes cercados, contendo áreas cobertas, onde começaram a se movimentar ativamente, se alimentando e apresentando comportamentos reprodutivos, sinais de saúde e aptidão para seu retorno à vida na natureza.

Segundo Henrique Jabur, Gerente Executivo do IBAMA em Eunápolis, os animais irão passar agora por um período de aclimatação, sendo então encaminhados para a soltura, em ambiente adequado para a espécie.

 

Fonte: IBAMA/GEREX Eunápolis-BA

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui