Portal da Câmara está entre os 20 melhores projetos de democracia do mundo

O e-Democracia, portal de interação virtual da Câmara dos Deputados, foi considerado uma das vinte melhores experiências de democracia do mundo. O portal da Câmara foi selecionado como um dos finalistas entre 123 projetos de 36 países analisados pelo Vitalizing Democracy through Participation, programa da fundação alemã Bertelsmann Stiftung. A fundação, criada em 1977, tem como objetivo apoiar projetos que apresentem soluções para problemas sociais.

Os vinte projetos selecionados concorrerão ao Prêmio Reinhard Mohn 2011. Participam do concurso instituições governamentais que mantenham projetos para revitalizar a democracia e estabelecer novas formas de participação popular.

A seleção foi realizada por uma comissão formada por especialistas de vários países. Ao todo, quatro dos vinte finalistas são iniciativas de instituições brasileiras: além do e-Democracia, concorrem pelo prêmio projetos de responsabilidade do Ministério da Saúde, da Prefeitura de Recife e da Prefeitura de Belo Horizonte.

“A seleção do e-Democracia foi uma surpresa, pois os concorrentes são projetos de grande envergadura”, avaliou a chefe da Assessoria de Projetos e Gestão da Câmara (Aproge), Cássia Regina Botelho, responsável pelo portal. “Mas o melhor de tudo é a grande visibilidade que o e-Democracia terá, já que está sendo observado e estudado por milhares de interessados, especialistas e ativistas do mundo todo”, ressaltou.

O deputado Otávio Leite (PSDB/RJ), relator do projeto de lei que regulamenta o funcionamento das lan houses no país, utilizou o e-Democracia como ferramenta de interatividade com a sociedade e aprova o resultado: “Na construção do relatório que organiza e define o papel das lan houses no Brasil, o e-Democracia foi fundamental, pois conseguimos ampliar a possibilidade de participação da sociedade civil e isso é a revelação de um avanço no procedimento democrático”.

Outra experiência bem sucedida do e-Democracia foi na elaboração da proposta do Estatuto da Juventude (PL 4529/204), que apresenta em seu texto contribuições de membros do Portal.

Esta é a terceira vez em que o e-Democracia é finalista em uma premiação. Em 2009, o portal foi selecionado como projeto de destaque em Inovação Tecnológica pelo Instituto Conhecimento, Inovação e Práticas de TI na Gestão Pública (Conip). E este ano, o e – Democracia foi finalista em outra seleção internacional: como destaque em projetos de democracia na área de políticas públicas pelo Breaking Borders Award da Fundação Global Voices.

Fonte: Ascom da Câmara dos Deputados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui