Por que plantar eucalipto é um bom negócio?

Especialistas apontam que, em comparação com outras culturas, a floresta plantada é mais rentável

O setor florestal do mundo todo planeja expandir a área de florestas plantadas por meio do fomento. De acordo com especialistas, isso traz grandes oportunidades para o crescimento do fomento no Brasil. São cerca de 9,7 milhões de hectares de florestas plantadas, 4% delas pertencentes a 11,7 mil fomentados. Em Eunápolis, a Veracel Celulose abriu a oportunidade para o ingresso de novos produtores no Programa Produtores Florestais.

Por que plantar eucalipto é um bom negócio? Essa questão foi debatida durante o 13º Encontro de Produtores Florestais da Veracel realizado no dia 06 de dezembro. No Sul da Bahia, o plantio de florestas de eucalipto vem se destacando cada vez mais como um excelente negócio em comparação às outras culturas como a do feijão, banana, mamão e até agropecuária – levando em conta os custos de manutenção gerados por cabeça de gado.

Segundo o gerente da Consufor – Consultorias de Negócios e Estratégias, Eugenio Pitzahn Júnior, um estudo realizado na região para comparar a rentabilidade do eucalipto com outras atividades apontou que, nos últimos cinco anos, o eucalipto proporcionou resultados bem mais rápidos que as culturas acima citadas. “Mesmo com as interferências climáticas, a cultura do eucalipto não perde a produtividade”, destaca Pitzahn.

RETORNO GARANTIDO – Os 11,7 mil fomentados da área florestal brasileira, detém quase 900 mil hectares de áreas com mais de 420 mil hectares plantados, sendo 38% de eucaliptos e 68% de pinus. Toda essa produção tem destino certo para atender a demanda de empresas, como a Veracel, que utilizam a madeira de reflorestamento como matéria prima. “O setor florestal evoluiu muito nos últimos anos e beneficiou o produtor dando garantias e auxílio na produção e escoamento da madeira”, reforça Pitzahn.

Esses benefícios são destacados pelo produtor florestal, Otacílio Caldeira Júnior, que está associado ao Programa Produtor Florestal (PPF) da Veracel há mais de três anos. “O eucalipto é muito interessante e rentável. E fazer parte do programa de fomento da Veracel nos garante a assistência técnica necessária e, inclusive, o apoio financeiro nesse investimento que não é pequeno”, ressalta.

PROGRAMA DE FOMENTO DA VERACEL – O Programa Produtor Florestal (PPF) da Veracel Celulose existe há 15 anos e conta hoje com 97 produtores florestais com os quais a empresa compartilha tecnologia e assistência técnica durante todas as etapas desde o plantio até a colheita do eucalipto. Além disso, a Veracel antecipa recursos para a implantação e manutenção do projeto. O contrato de fomento com a empresa garante a compra de 97% da madeira produzida, o restante o produtor decide o destino, podendo vender no mercado local ou a própria empresa.

O diretor florestal da Veracel, Moacyr Fantini, destaca que a Veracel já investiu cerca de 400 milhões de reais em negócios com os fomentados. “Esses números são referentes ao que a Veracel desembolsou para ter milhões de metros cúbicos de madeira. Esse recurso é compartilhado com os produtores e, por sua vez, movimenta a economia na região”.

Anualmente, a Veracel reúne os produtores rurais do PPF e empresas parceiras com o objetivo de trocar experiências, informações e fortalecer o diálogo. “Queremos que os produtores aprendam com os acertos e desafios. A troca de experiências e a integração entre eles e a Veracel é muito proveitosa para ambos os lados”, diz o gerente de silvicultura da Veracel, Walter Coelho.

Buscando expandir o fomento na região, a Veracel reabriu as inscrições para proprietários de fazendas interessados em participar do Programa Produtor Florestal. Mais informações pelos telefones (73) 3166-8716 ou 3166- 8047.

Ascom Veracel Celulose

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui