Pontualidade de pagamentos das empresas atinge recorde em agosto

Pontualidade de pagamentos das empresas atinge recorde em agosto
Imagem ilustrativa
Pontualidade é maior para quem atende o mercado doméstico

Após ter recuado em julho, a pontualidade de pagamentos das micros e pequenas empresas se recuperou em agosto, atingindo o patamar de 95,7%. Assim, a cada 1000 pagamentos efetuados durante o mês passado, 957 foram quitados à vista ou com no máximo sete dias de atraso. Foi o maior nível de pontualidade de pagamento registrado em toda a série histórica, iniciada em janeiro de 2006.

Em todos os setores, a pontualidade de pagamentos melhorou durante o mês de agosto. A maior delas foi observada no segmento de serviços (95,9%), seguida pelas micro e pequenas empresas comerciais (95,6%) e, por fim, pelas indústrias (95,2%). Ou seja, a pontualidade está mais elevada nos setores que, fundamentalmente, possuem no mercado doméstico seu principal foco de atuação. O baixo dinamismo da economia mundial e o câmbio valorizado ainda prejudicam alguns setores industriais, dificultando-os a honrar pontualmente seus compromissos financeiros.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas deverá continuar elevada ao longo dos próximos meses dado que, sazonalmente, a atividade econômica, durante o segundo semestre, é mais intensa do que a dos primeiros seis meses do ano. A produção para o Natal favorece a geração de caixa das empresas, contribuindo para diminuir o atraso nos pagamentos das micro e pequenas empresas aos seus fornecedores.

O valor médio dos pagamentos efetuados pontualmente recuou 0,2% em agosto/10 frente ao mês de julho/10, atingindo o valor de R$ 1.473,72. Em comparação ao mesmo mês do ano passado (agosto de 2009), o valor médio dos pagamentos pontuais apresentou queda de 3,8%. Todavia, tais recuos anuais estão perdendo intensidade, sinalizando que a melhora das condições de crédito para as micro e pequenas deverá elevar, gradativamente, os volumes médios negociados ao longo dos próximos meses.

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico em inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Fonte: Serasa Experian

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