A Bahia, só muito lentamente, vai se enriquecendo com dons de progresso, quando acompanho a notícia da ponte entre Salvador a Itaparica, que será construída por um consórcio chinês, o mesmo que construiu em 2018 a ponte mais larga do mundo, na China, e tem 55 km de comprimento, quatro vezes e meio mais extensa que a que será construída entre Salvador e Itaparica de 12,4 km. Será uma ponte majestosa.
O governador Rui Costa anunciou que com a construção, o sistema Ferry-Boat vai ser desativado, e recordo a história dos homenageados nos Ferry, este afundado na Baía de Todos os Santos: Agenor Gordilho foi um empreendedor industrial que incentivava o cuidado com a Baía de Todos os Santos. Juracy Magalhães Junior é neto do governador Juracy Magalhães. Foi deputado estadual e está no seu sexto mandato como deputado federal. Anna Nery foi enfermeira e dois filhos e um irmão eram oficiais do exército, e ao irromper a Guerra do Paraguai, seguiram para o campo de luta. Anna requereu, então, ao presidente da província da Bahia, o conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, que lhe fosse facultado acompanhar os filhos e o irmão durante os combates, ou, que ao menos, ela pudesse prestar serviços nos hospitais do Rio Grande do Sul. Deferido o pedido, Anna partiu de Salvador, incorporada ao décimo batalhão de voluntários em agosto de 1865, na qualidade de enfermeira.
Durante toda a campanha, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações. Os Ferrys Maria Betânia e Ivete Sangalo são de cantoras conhecidas, o Ferry rio Paraguaçu é em homenagem ao maior rio genuinamente baiano, e o Zumbi dos Palmares, homenageia o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, mas todos, após a construção da ponte ficarão esquecidos no fundo do mar.
*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe no site www.osollo.com.br.