Políclinica realiza 16,5 mil atendimentos após reabertura

Políclinica realiza 16,5 mil atendimentos após reabertura – Foto: Divulgação

A Policlínica Regional em Itabuna, que atende 29 municípios do Território Litoral Sul da Bahia, já realizou cerca de 16,5 mil exames e consultas desde que foi reaberta, em junho, depois de paralisar os atendimentos por três meses, em função da pandemia da covid 19.

Para reiniciar as atividades, uma vez que o novo coronavirus continua ativo, foram adotados protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e referenciados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), responsável pelo equipamento, em parceria com prefeituras conveniadas.

A policlínica atende nas especialidades de Anestesiologia, Urologia, Gastroenterologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Cirurgia Geral, Angiologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Colonoscopia, Ergometria, Dermatologia, Radiologia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Ginecologia, Endoscopia e Ortopedia.

O transporte dos municípios até a unidade, em Itabuna, é feito por meio de micro-ônibus cedidos pelo Governo do Estado. A diretora-geral da policlínica, Elizia Meire Ribeiro Couto, destaca que “antes do embarque, é realizada triagem nos municípios, de forma que pessoas com sintomas gripais não embarquem no transporte, e o condutor fornece orientações a todos os pacientes e acompanhantes sobre as medidas de precaução para o Covid-19”.

Os passageiros são orientados a permanecerem sentados e evitar o deslocamento desnecessário dentro do transporte; as janelas são mantidas abertas visando à circulação de ar no veículo e o ar-condicionado não é utilizado.

Embarcam nos micro-ônibus apenas os pacientes e acompanhantes que estiverem usando máscaras faciais. É disponibilizado também álcool em gel a 70% para higienização das mãos durante o transporte; e o veículo é limpo e desinfetado diariamente.

Protocolos de segurança

Elizia Meire acrescenta que “na policlínica, foram adotados protocolos de segurança, como a diminuição do fluxo de pessoas, mediante reorganização das agendas, e ofertas de consultas e exames, com o objetivo de diminuir o número de pessoas transportadas nos micro-ônibus, bem como circulantes no interior da unidade”.

As medidas incluíram instalação de pias para a lavagem das mãos; colocação de placas de acrílico e vidro nos guichês das recepções; realização de triagem dos pacientes e funcionários antes de entrar na área de atendimento aos pacientes.

Além dessas ações, é realizada a manutenção dos assentos das recepções, organizados de modo que os pacientes se acomodem intercalados, cumprindo o distanciamento mínimo de 1,5 metro. Cartazes informativos em locais de grande circulação e cartazes orientam sobre a lavagem das mãos.

Dispensadores de álcool gel estão por toda a policlínica visando estimular a higienização das mãos pela equipe e pacientes/acompanhantes, com a intensificação da higienização da estrutura física e aparelhagem.

Testagem

A Policlínica Regional de Saúde realiza testagem com PCR de todos os profissionais da unidade, para diagnóstico imediato e adoção de medidas de isolamento e afastamento dos casos positivos a cada 21 dias, assim como treinamento para todos os funcionários sobre segurança, higienização e saúde, incluindo informações sobre prevenção e controle da infecção pelo novo coronavírus e uso, colocação, retirada e descarte de equipamentos de proteção individual (EPI).

Na chegada, é realizada a triagem dos pacientes e não agendamento de consultas e/ou exames para pessoas que apresentem sinais/sintomas de infecção respiratória. O sistema de climatização permanece desligado nas áreas comuns ou de grande circulação de pessoas, de forma a garantir a circulação de ar e o ambiente arejado.

A policlínica regional em Itabuna atende a população dos municípios de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória e Una.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui