Por volta do meio-dia deste domingo, 13 de setembro, policiais militares pertences à Companhia de Emprego Tático (CETO) do 8º BPM, em ação coordenada junto a Delegacia da Polícia Federal de Porto Seguro, realizaram a apreensão de um arsenal pertencente a uma organização criminosa na zona rural de Belmonte.
Segundo a polícia, o material apreendido foi encontrado enterrado no mesmo sítio onde lideranças dessa organização morreram em confronto com militares no dia 31 julho.
Na ocasião, portavam fuzis AK-47, quando foram surpreendidos pelos policiais na mesma localidade.
Ao todo, foram localizados ontem:
- quatro fuzis calibre 556mm;
- uma metralhadora, calibre .50, marca Serbu Fire Arms;
- uma submetralhadora Sterling 9mm;
- 561 cartuchos calibre 5.56;
- 99 cartuchos calibre 7.62;
- 69 cartuchos calibre .45;
- 11 carregadores para munição 5.56;
- um carregador de polímero para munição 7.62;
- três carregadores para 9mm;
- e quatro coletes balísticos nível IV.
A polícia destacaou que a “metralhadora marca Serbu Fire Arms calibre. 50, possui um enorme poder de fogo, sendo capaz de perfurar blindagens e até mesmo abater aeronaves, geralmente é utilizado por organizações criminosas em roubos de maiores proporções, a exemplo de carros fortes”.
A operação corresponde a um novo desdobramento das ações coordenadas entre Polícia Militar e Polícia Federal, cujo objetivo maior é desarticular a organização criminosa que tem origem na cidade de Porto Seguro.
No último dia 04 setembro, a PM também havia 740 mil reais e mais de 180kg de entorpecentes pertencentes ao mesmo grupo. Além de roubo a banco,s os bandidos atuam no tráfico de drogas, armas e homicídios.