A Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Alcobaça, realizou na manhã desta terça-feira (10) a prisão em flagrante de dois homens, identificados pelas iniciais B.P.C., de 28 anos, e E.L.F., de 61 anos, por furto de energia elétrica em uma propriedade rural no município de Alcobaça.
O caso foi iniciado a partir de Boletim de Ocorrência, registrado por representantes da empresa concessionária de energia elétrica, que relataram irregularidades em uma unidade consumidora voltada ao uso de irrigação.
Em inspeção técnica realizada em 14 de agosto de 2023, foi constatada a existência de um transformador clandestino, sem equipamento de medição, ligado diretamente à rede elétrica. O prejuízo estimado à concessionária é de R$ 763.084,80.
Dando continuidade às apurações, equipes da Polícia Civil, com o apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e de técnicos da Concessionária, deslocaram-se à propriedade na manhã de ontem e confirmaram a presença de uma ligação irregular que colocava em risco a segurança da população, devido a cabos e equipamentos expostos, levando, por conseguinte, ao estado de flagrante dos agentes.
Na operação, as irregularidades foram, portanto, confirmadas, e os dois responsáveis, um gerente da propriedade e um arrendatário, foram conduzidos à Delegacia e autuados em flagrante delito pelo crime de furto. Ambos foram liberados após pagamento de fiança no valor de R$ 5.000,00, conforme arbitrado pela autoridade policial.
A Polícia Civil segue trabalhando para combater práticas que causam prejuízo ao sistema elétrico e colocam em risco a segurança do cidadão.