Polícia Civil de Teixeira emite alerta sobre estelionatos em grupos de vendas pela internet

Polícia Civil de Teixeira emite alerta sobre estelionatos em grupos de vendas pela internet
Foto ilustrativa

A Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas alerta que não só na cidade e na região do extremo sul da Bahia, mas em todo o Brasil, muitas pessoas estão sendo vítimas de estelionato por meio de falsa venda de veículos na internet.

O golpe consiste em publicar anúncios de veículos com preços abaixo do mercado em sites e comunidades virtuais de venda tais como OLX, BOM NEGÓCIO, MERCADO LIVRE, TEIXEIRA VENDAS e outros que também funcionam como classificados.

Após a publicação, as próprias vítimas entram em contato com os anunciantes que, com uma prévia negociação por ligações telefônicas ou conversas de Whatsapp, conseguem convencê-las a depositar parte do valor em contas por eles indicadas.

Para facilitar o ganho de confiança das vítimas, os estelionatários habilitam linhas telefônicas com o DDD da região do falso anúncio e com dados cadastrais (CPF, nome, filiação) de terceiros (laranjas). Atualmente, qualquer pessoa consegue habilitar uma linha com o DDD de qualquer região do Brasil, sendo que não necessariamente ela deve estar no local ou ter qualquer vínculo com a região do DDD habilitado.

Aqui em Teixeira de Freitas, os estelionatários se passam por vendedores conhecidos de veículos da cidade ou até mesmo informam que trabalham em lojas de referência aqui localizadas.

Na maioria dos casos registrados na delegacia, a vítima foi convencida pelo estelionatário a depositar um percentual do valor anunciado como forma de fechar o negócio e garantir a compra, além de taxas de transferência e despachante.

O principal erro da vítima é fazer esse tipo de pagamento por meio de depósitos e transferências bancárias sem nunca ter visto o carro ou o vendedor presencialmente. Sendo que essas contas bancárias são de agências de cidade diversas de onde o vendedor diz residir.

Sendo assim, o vendedor diz que é de Teixeira de Freitas, utiliza uma linha telefônica com DDD 73 e indica contas bancárias de agências que não estão localizadas aqui na cidade ou mesmo no estado da Bahia.

Algumas medidas podem evitar que o interessado em comprar um veículo anunciado pela internet seja enganado e fique no prejuízo, são elas:

1) Descobrir o número do telefone fixo da loja que o anunciante diz estar vinculado e ligar para confirmar se a empresa realmente possui vínculo com o anunciante e se o veículo anunciado realmente está sendo oferecido pela empresa;

2) Não pagar qualquer valor antes de conferir fisicamente (PRESENCIALMENTE)as condições do veículo e da documentação;

3) Na hora de fazer qualquer transferência ou depósito bancários, o interessado deve observar se a conta bancária está realmente em nome da pessoa que está vendendo o veículo ou da loja que o anunciante diz ser funcionário;

4) Observar se agência bancária da conta de destino é realmente a da cidade que o vendedor diz pertencer.

São inúmeros os grupos criminosos que estão atuando dessa forma e, assim como nos casos dos falsos sequestros que já é um golpe mais conhecido da comunidade, os estelionatários estão espalhados por todo o Brasil.

A internet veio para facilitar a vida de todos, mas sem o devido cuidado pode trazer grandes transtornos e prejuízos financeiros para o cidadão.

Fonte: 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior – Coorpin Teixeira de Freitas

1 COMENTÁRIO

  1. E isso mesmo essa semana passei por esse poblema.um a nuncio que estava na olx vendia um fiat palio 2008 liguei pra o numero o suposto vendedor pediu pra que eu chama se no zap. Então fiz a chamada pelo zap.ele passou fotos do veículo falei com ele que tinha intetesse peguntei a ele se o carro era particular ou de loja sendo que no site o carto estava em v.da comquista falei com ele que mandaria um conhecido olha o carro ai ele falou que o carro estava em uma revendedora de veiculos cristal veiculos em ilheus. E mim prometeu que a dispesa de tranferencia seria toda da empresa foi quando desconfiei. Que seria um golpe pedi mais informações ele mandou fotos de uma habilitacao cracha funcional um numero telefonico que se dizia da empresa.e uma nota fical.so p que mim deixou mais confiante que era um golpe por que na nota fical teria do os dados da cristal veiculos so que observei que na nota não tinha lelefone e nem o endereço. E o cara que se dizia ser vendedor na nota ele estaria com gerente.cobsegui o numero da loja e a vebdedora disse que seria um golpe.quando retornei pra o golpista falando pra ele reserva o carro que iria na loja mim mim disse que não fazia reserva do carro por conversa tinha que ter um sinal ai falei pra ele que iria a delegacia entao ele tirou o anúncio e a foto do perfil. Tem que ter muito cuidado no site OLX e o que mais tem.tanto como esse golpe quando muita gente vendendo carros motos com valor baixo vdizendo que so serve pra roça. Não sei o por que.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui