Entre às 7h e às 19hs do domingo (30), data em que houve o segundo turno das eleições para presidente e governador, as polícias Militar e Civil baianas registraram 23 crimes eleitorais ou relacionados ao processo. Segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ocorreram no domingo seis violações de voto, cinco bocas de urna, cinco propagandas de partidos ou candidatos, dois transportes irregulares de eleitores, um uso de alto falantes ou carreata, duas recusas de instruções da Justiça Eleitoral, além de prejuízos ao trabalho eleitoral e impedimento do exercício do processo eleitoral.
A Operação Eleições contabilizou também 32 conduções para delegacias, 22 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e uma via de fato. Somando com o primeiro turno, ocorrido em 2 de outubro, houve 102 ocorrências de delitos eleitorais ou relacionados ao processo. A polícia realizou 106 conduções, cinco flagrantes e 91 TCOs.
A garantia da segurança nas eleições mobilizou 34 mil profissionais das forças de Segurança Pública, em toda a Bahia. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro de Operações e Inteligência (COI), reforçou o uso de ferramentas tecnológicas na eleição. O CICC monitorou 16 casos de falta de energia em locais de votação.
Fonte: Bahia.ba