Na quinta-feira (18), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental/Porto Seguro (CIPPA/PS) realizou uma operação bem-sucedida para encerrar as operações de um abatedouro clandestino de gado no município de Aurelino Leal.
A ação foi coordenada com base em informações recebidas pelo Disque-denúncia da unidade e resultou na interrupção da atividade ilegal que ameaçava a segurança alimentar e o meio ambiente.
No local da operação, a equipe da CIPPA/PS flagrou a atividade em andamento, onde os dejetos e o sangue dos bovinos abatidos eram descartados de forma inadequada nas margens do Rio de Contas.
O responsável pelo abate clandestino foi identificado e reconheceu não possuir licenças ambientais ou sanitárias para conduzir essa atividade.
Os policiais militares solicitaram o apoio de técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) para autuar o responsável e proceder ao recolhimento de aproximadamente 800kg de carne proveniente de quatro cabeças de gado abatidas.
A carne apreendida foi encaminhada para incineração sob a supervisão dos fiscais da ADAB. O responsável pelo abatedouro clandestino foi conduzido à delegacia local, onde foram tomadas as medidas cabíveis de Polícia Judiciária.