Podemos ser melhores

“Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.” (2 Coríntios 4.7)

Somos vasos de barro. Nenhum de nós é de outra natureza, senão essa. Todos nós somos frágeis. Uma fragilidade que pode atuar contra ou a favor de nossa história, de nossa jornada como cristãos. Portanto, ser de barro representa perigo e oportunidade. É um perigo quando vasos de barro iludem-se sobre si mesmos, pensando serem de outra natureza. Quando  acreditam ser mais raros, mais caros, mais especiais ou mais dignos que os demais vasos. Quando atribuem a si mesmos o mérito de serem quem são. Ignorando, como escreveu Paulo, que são frutos da misericórdia de Deus (Rm 2.4). Nessas condições tornam-se vasos cheios de orgulho e presunção. Viverão uma ilusão sobre si e muitos equívocos sobre os outros. Perderão a leveza e a beleza própria de quem foi agraciado pela benção de viver bom senso.

Mas podemos trilhar um outro caminho. Mais bonito e saudável. Mas cheio de amor e graça.  Somos vasos de barro e por isso sujeitos a rachaduras e quebraduras. Mas podemos ser refeitos quantas vezes forem necessárias. E sempre haverá algo a ser aperfeiçoado em nós, portanto, ser refeito é a vida natural de um vaso de barro, um ser humano. Certo dia Deus enviou o profeta Jeremias à casa de um oleiro e lá ele viu um vaso de barro sendo feito e refeito. Lá ele aprendeu sobre essa dinâmica que pode atuar em nós e nos fazer cada vez melhores. Tudo como fruto do amor e graça do Oleiro.

Por causa dele podemos nos tornar seres humanos mais saudáveis, autênticos, amáveis e santos. Podemos ser sinais de esperança e incentivo para outros. O Oleiro não apenas nos melhora, Ele confia a nós os Seus tesouros para que possamos revela-los a outros. Aqueles que recebem esses tesouros tornam-se arautos da graça, do amor, da misericórdia. São vasos uteis para a salvação e restauração de outros vasos. Viva assim. Seja assim. Por causa do amor de Deus e de Sua graça você pode ser melhor. Para si mesmo e para os outros. Melhor, para que outros sejam também melhores.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui