A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Unidade Municipal Materno Infantil – UMMI, realizou nos dias 22 e 23 de junho duas transferências aéreas via Sistemas Regulação, Urgência e Emergência – SUREM, de uma gestante diagnosticada com covid-19 e um recém-nascido que necessita de cirurgia cardíaca.
Os pacientes já estão internados em Salvador para serem acolhidos e darem continuidade aos devidos tratamentos.
De acordo com o coordenador do Núcleo Interno da Regulação – NIR, Jefferson Neves, o NIR foi responsável por monitorar cada um destes pacientes em suas transferências:
“Nosso serviço possibilita o monitoramento do paciente desde quando ele é inserido no SUREM até a sua transferência. Nosso papel é inserir, alimentar o sistema, fazer uma ponte entre a unidade e a central de regulação do estado. É um trabalho de muita responsabilidade, comprometimento e atenção”.
A UMMI é a responsável pelo atendimento de gestantes e crianças com doenças moderado a grave, podendo fazer as solicitações de transferência em casos necessários.
“Hoje nossa região conta apenas com UMMI como referência para casos graves em crianças, contando com uma UTI neonatologia, para atendimento de crianças com 0 a 28 dias de vidas, os casos que necessitam de UTI pediátrico são regulados pelo SUREM órgão estadual e representa o maior número de transferências aéreas realizados pela UMMI”, explica o diretor administrativo, Everton da Costa Ramalho.
Neste ano de 2022, já foram contabilizadas 19 transferências aéreas, 13 básicas e 05 móveis, visando atender as demandas urgentes de cada paciente que necessita destes serviços.