A Caravana do Programa de Governo Participativo (PGP) do pré-candidato à reeleição ao Governo da Bahia, Rui Costa, atraiu uma multidão na manhã desta sexta-feira, 27 de julho, ao Cenarium Eventos, em Teixeira de Freitas.
Nem o atraso para início do evento dispersou o público, composto por militantes do Partido dos Trabalhadores (PT), da base aliada, e interessados em ouvir as propostas de Rui Correria, que, além de Salvador, já levou sua caravana para 11 cidades baianas. Fazendo jus ao apelido, ele completou a agenda do dia em Eunápolis, onde foi muito bem recebido, também.
O anfitrião teixeirense, o prefeito Temóteo Brito, secretários, vereadores e outros políticos locais e do Extremo Sul recepcionaram Rui e sua comitiva no aeroporto. Cenarium Eventos lotado, o governador da Bahia que pretende a reeleição, junto com os pré-candidatos ao Senado, Jaques Wagner e Ângelo Coronel, além do pré-candidato a vice-governador João Leão, debateram com os presentes as principais metas de seu governo, cuja pretensão é, se eleito para mais 4 anos, construí-lo em conjunto com os baianos, numa administração participativa.
Ainda estiveram presentes os prefeitos: Zulma Pinheiro, de Itanhém; Dr. Carlos, de Mucuri; Calixto Ribeiro, de Ibirapuã; Léo Brito, de Alcobaça; Jadina Paiva, de Medeiros Neto; Silvio Ramalho, de Caravelas; Mayra Brito, de Prado e Dinoel Carvalho, de Vereda.
“O governador não substitui o povo, ele representa o povo, por isso tem de respeitar a vontade popular”, disse o pré-candidato ao Governo da Bahia pelo PT, Rui Costa. A frase resume a essência da Caravana pela Bahia, que está percorrendo diversas cidades do interior para ouvir demandas regionais que irão integrar o Programa de Governo Participativo (PGP). “Neste momento, estou humildemente ouvindo o povo para saber quais serão as prioridades que vamos registrar no TRE”, afirmou.
Este é o quarto fim de semana seguido em que Rui vai ao interior com essa missão. Nesta sexta, além de Teixeira de Freitas (território de identidade Extremo Sul), Rui também reuniu sua militância em Eunápolis (território Costa do Descobrimento). Nas duas cidades, cerca de 3 mil pessoas participaram dos debates.
A Caravana propõe as plenárias territoriais, cujo objetivo é garantir a participação popular na construção do PGP, que será registrado por Rui Costa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no dia 15 de agosto. Em 2014, Rui adotou a mesma estratégia para formulação do programa de governo. De acordo com levantamento realizado pelo portal G1, ele é o governador que mais cumpriu as promessas registradas em 2014 no País.
“Um bom governador precisa se submeter à vontade do povo sempre, desde a elaboração do programa de governo. É nossa obrigação ouvir o povo, que é o verdadeiro protagonista na formulação do PGP”, disse Rui, que não terá tempo hábil de visitar todos os 27 territórios de identidade do estado até a data de registro do plano de governo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Estrategicamente escolhidas, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Paulo Afonso, Juazeiro, Irecê, Miguel Calmon, Itaberaba, Guanambi, Brumado, Vitória da Conquista e Jequié receberam a caravana até então. Teixeira e Eunápolis, agora, compõem o grupo de 18 cidades do ciclo de viagens que começou em 7 de julho e findará em 3 de agosto, em Barreiras. “Todas as plenárias tiveram uma excelente presença de público. Isso significa que a população quer discutir o futuro da Bahia e, sobretudo, acredita em nosso projeto político”, contou Rui Costa.
Compromisso público
Diante da plenária lotada em Teixeira de Freitas, o governador assumiu o compromisso de incluir no PGP a construção de um hospital regional no Extremo Sul. “Registro esse compromisso publicamente porque somos o Governo que mais cumpriu promessas no País. Tenho trabalhado muito, com amor pelo que faço, e por isso sei que tenho a confiança de vocês”, disse o pré-candidato à reeleição.
Confira na galeria de fotos outras autoridades que estiveram presentes na plenária