Pleito tem ao menos 6.600 candidatos militares ou ligados a forças de segurança

Pleito tem ao menos 6.600 candidatos militares ou ligados a forças de segurança
Pleito tem ao menos 6.600 candidatos militares ou ligados a forças de segurança. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nos registros para as eleições municipais deste ano, há ao menos 6.649 candidatos que declaram uma profissão militar ou policial, ou têm nome de urna que se referir a forças de segurança. O valor é 23% menor que o registrado em 2020— 8.673. O total geral de candidatos também caiu nestas eleições, mas a variação foi menor, de 18%. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Os partidos à direita, como PL, Republicanos e União Brasil, são os que possuem o maior número de representantes neste perfil. Um em cada seis candidatos das forças de segurança foi lançado pela atual legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nestas eleições, o PL buscou dar protagonismo a policiais militares, delegados, militares e até guardas municipais na formação das chapas que vão concorrer às prefeituras. O número destes candidatos em todos os cargos dobrou no partido em relação a 2020. Dentre os 14 candidatos a prefeito do partido em capitais, 4 são policiais.

Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, o coronel da reserva da PM Ricardo Mello Araújo (PL) também foi indicado para vice do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que busca a reeleição.

Os partidos que tiveram menos representantes são de esquerda: PCO com um candidato, PC do B com 17, e PSOL com 18. PSTU, PCB e UP não tiveram nenhum candidato mapeado pelo levantamento.

Fonte: Bahia.ba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui