Plantio de árvores abre Semana de Meio Ambiente

Com a campanha Porto Seguro Verde, a Prefeitura Municipal iniciou a Semana do Meio Ambiente com atividades que incluem o plantio de árvores nativas e frutíferas e ações de preservação e conservação de ecossistemas. Nessa segunda-feira (31/5), a primeira atividade da programação foi a limpeza do manguezal, no bairro Campinho.

Logo pela manhã, uma equipe de 15 pessoas, entre fiscais, técnicos e servidores da área administrativa da Secretaria de Meio Ambiente e mais 20 garis, foram até a rua Santa Cantaria, final do Bairro Campinho, para participar do mutirão, que incluiu a poda das árvores e a limpeza de entulhos de construções e lixo doméstico jogados nas margens do mangue. Também foram instaladas placas alusivas à preservação da natureza.

Os moradores do entorno do mangue foram receptivos com os fiscais e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, que abriram o diálogo sobre a forma de se preservar o mangue e sua importância para o ecossistema. “Nossa ideia é ter os moradores como parceiros na luta pela preservação do mangue”, frisa o secretário Élio Brasil.

Você sabe o que é manguezal?

O Manguezal, também chamado de mangue, é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais. Associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa, está sujeito ao regime das marés, sendo a base de sobrevivência para espécies vegetais típicas, às quais se associam outros componentes vegetais e animais.Ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, a cobertura vegetal do manguezal instala-se em substratos de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.

Plantio de árvores

Para encerrar o primeiro dia da programação da Semana do Meio Ambiente, foram plantadas mudas de ipê amarelo e roxo no bairro, através dessa campanha que será permanente no município. Na terça-feira, o plantio acontecerá no bairro Areal, próximo ao bairro Casas Novas, com mudas de espécies nativas e frutíferas.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui