Plano de negócio é o primeiro passo para começar um empreendimento de sucesso

Oficina gratuita oferecida pelo Sebrae Porto Seguro ensina como elaborar um plano de negócio

Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Ele permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado – ou seja, o plano de negócio é o primeiro passo para começar um empreendimento de sucesso. E a falta de conhecimento já não é desculpa para os empresários de Porto Seguro elaborarem o seu: uma oficina oferecida pelo Ponto de Atendimento Empresarial do Sebrae no dia 10 de novembro ensina o passo a passo para elaborar o documento.

A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas, por isso é importante fazer a inscrição antecipadamente, através do telefone (73) 3288-1564. Podem participar empreendedores individuais, empresários e gerentes de micro e pequenas empresas.

De acordo com o gestor empresarial Antonio Robson Araújo, o plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.

“Uma das prioridades do Sebrae diz respeito à capacitação dos empresários e dos interessados em abrir sua empresa, investindo na elaboração de planejamento do negócio e no conhecimento direcionado às práticas gerenciais, para que estes possam criar e manter seus empreendimentos, participando efetivamente no desenvolvimento do País”, argumentou.

Ele lembrou que, elaborando pessoalmente o seu plano de negócio, o empreendedor tema oportunidade de preparar um plano sob medida, baseado em informações que ele mesmo levantou e nas quais pode depositar mais confiança. “Quanto o empresário conhecer sobre o mercado e sobre o ramo que pretende atuar, mais bem-feito será seu plano”, avaliou.

A oficina ensina como buscar informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e serviços que o empresário irá oferecer a seus clientes, assim como de concorrentes,fornecedores e principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para identificação da viabilidade da idéia e na gestão da empresa.

No conteúdo programático estão temas como: O que é o negócio; Quais os principais produtos e serviços; Quem serão seus principais clientes; Onde será localizada a empresa; O montante de capital a ser investido; Qual será o faturamento mensal; Que lucro espera obter do negócio; Em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

Oficina “Como elaborar um plano de negócio”

Data: 10/11 (quinta-feira)
Horário: das 09h00às 12h30
Local: Centro de Treinamento Sebrae, Praça ACM, 55, Centro
Inscrições: Gratuitas, através do telefone (73)3288-1564

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui