PLANEJE ORAR

“Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” (Mateus 6.6)

Este ano, ore mais. Não será fácil crescer na prática de orar. Não é para ninguém. Nosso mundo e a vida que acontece nele parecem fazer oposição à oração. Temos dificuldades de vários tipos, desde a incapacidade de concentração (normalmente nossa mente se distrai e o pensamento voa) até a disciplina de organizar-se para incluir o tempo de orar diariamente na agenda. Tenho pensado na oração como uma oportunidade de colocar o coração de molho. Uma oportunidade de amolecer o coração, trabalhar sobre as manchas, descer mais profundamente às motivações que orientam a vida. Uma oportunidade de sermos examinados pelo Espírito Santo.

Tome a decisão de orar diariamente este ano. Refiro-me a um tempo de qualidade na oração. Veja que Jesus disse “quando você orar” e não “se você orar”. Orar não pode ser uma eventualidade, deve ser uma rotina. E quando orarmos, devemos fazê-lo com profundidade, dedicando toda a atenção e esforço – vá para seu quarto e feche a porta. Não pense que essa privacidade será fácil, pois não será. Ao orar, não se preocupe em falar o tempo todo. Procure também escutar. Na oração escute a você mesmo, inclusive! Escute o que está falando e veja se é realmente verdade. Sim, porque podemos ser tão automatizados na oração que falamos o que não é realmente verdade. Na oração podemos mentir para nós mesmos. Estejamos atentos!

Também falamos o que não sabemos, como Pedro, quando disse a Jesus que estava disposto a morrer por Ele (Mt 26.33). O silêncio também é uma forma de orar. Aprenda a orar com o silêncio. Enfim, que este ano seja um ano de crescimento na prática da oração. Perca a pressa e ore antes de agir. Ore antes de decidir. Ore antes de ter conversas difíceis. Ore antes de fazer investimentos financeiros. Ore antes de planejar e planeje orar diariamente. Planeje dias especiais de oração este ano. Algo factível como separar uma manhã para dedicar-se a oração a cada dois meses. Não é muito, mas já é bom! Se aceitar a proposta estará tendo uma boa prática para ter um bom ano. Feliz 2018!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui