Nesta quinta-feira, 21 de abril, a presidente do PL Mulher/Bahia, dra. Raissa Soares, promoveu o primeiro de uma série de encontros com o tema “A mulher como agente político e educadora da família”. O evento aconteceu no Centro de Eventos do Hotel Portal Beach, Litoral Norte de Porto Seguro.
Com o objetivo de mostrar a importância da mulher como agente educadora e seu valor nos processos políticos, o PL Mulher tem destacado personalidades regionais e locais, que são formadoras de opinião e buscam ou têm participação nas decisões políticas no estado.
No evento, entre outras personalidades femininas, participaram: a empresária Roberta Roma, a advogada Rebeca Martins, a líder religiosa Clarice Oliveira, a economista e radialista Climéria Paraguassu.
Houve também as participações especiais: do ex-ministro do Governo Federal e atual pré-candidato ao Governo do Estado João Roma, da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Porto Seguro, Ariana Prates, e da primeira-dama da cidade de Porto Seguro, Cristiane Chiachio.
A presidente do PL Mulher na Bahia, dra. Raissa Soares, ressaltou a importância e o interesse da participação da mulher nas políticas que irão impactar as próximas gerações. “Mulher sabe de política e, cada vez mais, está se interessando por essa pauta. Esse é um evento para dar valor a essa categoria. Um abraço a todas as mulheres baianas e brasileiras”.
O ex-ministro João Roma disse que a mulher precisa assumir seu protagonismo e ressaltou a chapa do PL Bahia para as próximas eleições. “Um evento muito importante e nós do PL estamos com uma chapa reforçada com a presença feminina a começar pela nossa pré-candidata a senadora, dra. Raissa Soares, que, sem dúvida nenhuma, irá fazer a diferença no Congresso Nacional”.
A primeira-dama da cidade de Porto Seguro, Cristiane Chiachio, observou a competência das mulheres que estão em atuação nos três poderes. “É importante essas mulheres assumirem esses novos cargos e carreiras, tendo mais mulheres nessas questões políticas. Empoderamento, para mim, não é só ter poder, mas assumir o papel de ser, administrar seu lar, a sua família e ainda assumir cargos públicos, onde ela dá conta e faz bem feito”.
A economista Climéria Paraguassu também falou sobre a importância do protagonismo feminino na política. “Esse evento é de suma importância para todo o Extremo Sul e toda a Bahia, onde a mulher passa a ter um protagonismo, uma vez que a mulher é, pelo menos, 50% da população”.
A advogada Rebeca Martins lembrou que esse é o primeiro evento do PL Mulher em 2022, acontecendo na semana que se comemora o nascimento do Brasil. “É muito importante nós, mulheres, estarmos reunidas e conversando nesse processo de conscientização do papel da mulher na política”.
A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Porto Seguro, Ariana Prates, celebrou o momento de descontração e interação. “Para a gente, é uma honra receber esse momento ímpar, de agregar e construir com as mulheres”.
Também estiveram presentes: Paulinho Toa Toa, vice-prefeito e secretário de Turismo de Porto Seguro, Anacleto França, ex-comandante do 8º BPM/Porto Seguro e da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas, com sua esposa Keila Andrade, Valdete Miranda, pré-candidata a deputada estadual de Cristópolis (BA), o pastor Moisés Paes, Geraldo Soares, esposo de dra. Raissa, e Pedro Soares, filho do casal.
A ideia é que mais quatro ou cinco cidades recebam o encontro. A próxima data ainda será divulgada, mas deve acontecer em Juazeiro.