Pioneiros políticos são homenageados pela Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou na manhã dessa quarta-feira uma sessão de caráter solene para homenagear os primeiros políticos eleitos pela cidade. O evento reuniu lideranças fortes e algumas ainda muito queridas pela população.

O motivo da homenagem é histórico, pois é em comemoração aos 32 anos da cidade. Reunir aqueles que lavraram a certidão do nascimento político de Teixeira de Freitas foi admirável por parte do atual presidente, Agnaldo Teixeira Barbosa que recebeu o agradecimento dos pioneiros.

Prefeito Temóteo Alves de Brito

Dos 13 primeiros vereadores, 10 estão vivos e o prefeito pioneiro é também o atual, Temóteo Alves de Brito.

A mesa foi composta pela presidência atual que, posteriormente deu lugar a mesa diretora pioneira liderada pelo primeiro presidente da Casa Legislativa, José Sérgio  Almeida Figueiredo. Também foram chamados para compor a mesa os pioneiros e suas respectivas áreas: Oto Morbeck; Marli Neres da Silva e Maria José B. dos Santos.

Receberam homenagens os pioneiros:

Amélia Maria Campana; Edeval Alves Cardoso; Cláudio Seicho Watanabe; Drauzio Coelho Rocha; José Lomanto Cardoso de Matos; José Sérgio Almeida Figueiredo; Ricardo Ramos Pereira; Osair Nascimento Correia; Wagner Ramos de Mendonça; Wilson Alves de Brito Filho (Wilsinho Brito); Nelson do Prado; Gilmar Guimarâes; Agnaldo Ferreira.

Em memoriam receberam homenagens através de seus familiares:

Wilson Guimarães Soares; Geraldo Antônio Rony e Ervino Stork

Também receberam homenagens quem, na época, assumiram o mandato de vereador provisoriamente:

Agnaldo Ferreira dos Santos; Gilmar Guimarães Queiroz e Nelson do Prado Fernandes.

Os ex parlamentares do município declararam seu amor pela cidade e depositaram confiança em Timóteo, para melhorar o quadro em que ela se encontra.

Wilsinho Brito, que possui uma carreira meteórica na política dedicou a Teixeira sua vitória e preconizou que a cidade será, em breve, a mais importante do interior da Bahia. Ele lembrou que foi através da maioria esmagadora dos votos dos teixeirenses que se sagrou Deputado Estadual e disse que aquele que desbravou a cidade quando nada existia possui capacidade para restaurar a representatividade política da cidade.

José Lomanto num discurso emocionado lamentou as divisões e a falta de sabedoria de quem apedreja uma administração com apenas quatro meses de gestão e recomendou unidade em favor do crescimento da cidade.

Ex-prefeito Wagner Ramos de Mendonça

Aplaudidíssimo, Wagner Ramos de Mendonça, que também foi prefeito por dois mandatos consecutivos, dissertou sobre a honra e a surpresa que foi ter sido o vereador mais votado com cerca de 1030 votos, em uma época em que a quantidade de votantes era dezenas de vezes inferior a de hoje. Ele também falou de seu amor pela cidade que o acolheu e onde plantou raízes familiares profundas.

O evento de tamanha envergadura e simbolismo, no entanto, teve seu efeito diminuído por ter sido realizado em horário comercial.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui