Pinheiro participa do Congresso Mundial de Tecnologia Móvel

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) participa, como convidado palestrante, do Congresso Mundial de Tecnologia Móvel, “GSMA Mobile Word Congress 2011”, que acontece a partir desta segunda-feira (14) em Barcelona, na Espanha. “Levo ao Congresso, além da minha experiência como profissional do setor, todos os avanços e as perspectivas das comunicações no Brasil, particularmente o programa para a universalização da banda larga, cujo objetivo é baratear e proporcionar o acesso de toda a população brasileira à internet de alta velocidade”, disse Pinheiro.

O senador Pinheiro está reunido com representantes executivos das empresas de tecnologia para falar também sobre a implantação de Parques Tecnológicos e apresentar o projeto de sua autoria que visa promover o acesso a contas bancárias através do uso do celular.

“O foco é atrair investidores em tecnologia e parcerias em pesquisa e desenvolvimento, com avanços garantidos, por meio de implantação de parques tecnológicos. O que significa geração de empresas inovadoras, sobretudo de pequeno e médio porte, com oferta de emprego e abertura de um mercado de negócios internacionais, com infra-estrutura em harmonia com o meio-ambiente. E o mais importante, com tecnologia limpa e de conservação da vegetação nativa de Mata Atlântica”, explicou Pinheiro, um dos principais articuladores do Parque Tecnológico de Salvador.

Sobre a bancarização via telefonia móvel, Pinheiro se comprometeu a apresentar Projeto de Lei no Senado, regulamentando a proposta. Para ele, este é um forte estímulo para inclusão financeira e digital, além de movimentar a economia local em regiões afastadas de grandes centros. O Ipea divulgou um estudo recente que aponta que 39,5% dos brasileiros ainda não têm conta em banco, sendo o Nordeste a região com maior número de excluídos, com 52,5% dos habitantes sem registro bancário. Pinheiro pretende promover o acesso ao banco dessa parcela da população, através do celular.

“Este evento mundial vai ajudar a promover esses dois importantes temas que venho articulando já há alguns anos e que está sendo estudado pelas operadoras de telefonia celular e especialistas da área de tecnologia”, disse o senador.

O Congresso reúne cerca de 800 operadoras de telefonia celular de todo o mundo e mais de 200 empresas. Todas apresentarão suas novidades e compartilharão um espaço com 2,4 mil jornalistas credenciados. O Mobile World Congress (MWC) reunirá, até a próxima quinta-feira (17), as propostas de mais de 1,3 mil expositores de mais de 200 nacionalidades, gera um impacto econômico de mais de 220 milhões de euros (US$ 300 milhões) graças a seus 55 mil visitantes. Nos quatro dias do Congresso, haverá 250 conferências do setor e os presentes realizarão milhares de reuniões profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui