Pinheiro Discute projeto: Banco Via Celular com representantes da Fundação Bill Gates

A proposta do senador Walter Pinheiro (PT-BA) de promover o acesso a serviços bancários via celular no Brasil foi apresentada e discutida hoje (24), com representantes da Fundação Bill e Melinda Gates, em Brasília. Em fevereiro, o senador iniciou o diálogo com a instituição quando participava de Congresso sobre tecnologia móvel em Barcelona, na Espanha.

“Estamos articulando esse projeto de bancarização via tecnologia móvel, porque é uma das melhores maneiras de democratizar o acesso da população aos bancos, já que não existem agencias bancárias em todos os municípios brasileiros. Na Bahia, mais de seiscentas mil pessoas que vivem da agricultura familiar são as mais prejudicadas sem esse serviço”, explicou Pinheiro.

Ele citou como exemplo o município baiano de Ibiquera, onde cerca de mil famílias perderam a safra e, para sacar o seguro oferecido pelo governo federal, tiveram que percorrer 200km até o banco mais próximo: “Além do prejuízo com o deslocamento, essas famílias acabam movimentando a economia do município vizinho. Estamos empenhados em mudar esse quadro”.

Segundo o senador, sua proposta de bancarização já foi apresentada para operadoras nacionais e internacionais e instituições bancárias e vai ao encontro do programa da presidenta Dilma Rousseff de combate à pobreza. “Este serviço movimentará a atividade econômica e comercial do país. Quem não tem hoje um aparelho celular nas mãos? Ele pode se tornar um instrumento de transferência de renda, de inclusão, facilitação para pagamentos, operações de microcrédito, financiamento etc”, defendeu.

Para Pinheiro, uma ação conjunta dos ministérios do Planejamento e do Desenvolvimento Agrário pode servir para avaliar e alavancar o projeto. “As duas pastas somam cerca de dois bilhões de reais, destinados aos programas para área social, como o Bolsa Família, Programa de Incentivo Ao Financiamento no Campo e compra de equipamentos. Na Bahia, o governador Jaques Wagner foi favorável à proposta e iniciou o processo de experiência com o Banco do Nordeste”, disse o senador, que revelou ainda uma audiência, para início de abril, com a presidenta Dilma Rousseff para mostrar a experiência exitosa de outros países que utilizam a tecnologia para inclusão bancária.

Estiveram presentes na reunião os representantes da Fundação Bill e Melinda Gates, Clara Veniard e Michael Joseph, e o secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro, o deputado federal licenciado Jorge Bittar (PT-RJ).


Fonte: Ascom do senador Walter Pinheiro (PT-BA)

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui