Pinheiro destaca a necessidade da ampliação da banda larga no Nordeste

Foto: Assessoria de Comunicação
A necessidade de ampliação da Banda Larga e de cobertura de celular no Nordeste foi um dos principais pontos abordados pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), neste sábado (02), no evento “Nordeste, a Bola da Vez”, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap). Pinheiro destacou o fato de a conectividade estar concentrada apenas no litoral, ao tempo em que no interior do Nordeste existe uma grande lacuna a ser preenchida.

Além da falta de cobertura, Pinheiro lembrou que a gama de serviços de telefonia ainda não chegou para a maioria dos brasileiros. “Não tem sentido que as pessoas só utilizem seus celulares para voz, como faziam desde a época do ‘orelhão´, quando poderiam estar fazendo centenas de outras coisas, como, por exemplo, transações bancárias”, disse. Além disso, o senador foi incisivo ao afirmar que “existem 207 milhões de celulares no Brasil, sendo que 80% na modalidade pré-pago, com o minuto mais caro do mundo”.

O parlamentar baiano citou a necessidade da celeridade na execução do Plano Nacional da Banda Larga, que vem sendo discutido desde 2007, e que deverá priorizar a conectividade de 172 mil escolas em mais de cinco mil municípios. Ele também defendeu a implantação de parques tecnológicos no Brasil para incentivar o empreendedorismo e a inovação como ferramentas para o desenvolvimento tecnológico do país.

Convergência Digital – O senador Pinheiro destacou também o Projeto de Lei 116, que autoriza a entrada das operadoras de telefonia no serviço de televisão a cabo, cria um sistema de cotas para proteger canais e incentiva produção e veiculação de conteúdo nacional. O PL 116 é uma proposta que o senador acompanha desde a tramitação na Câmara dos Deputados como PL 29, sendo um dos autores de proposta a ele apensada (PL 332).

Segundo Pinheiro, o projeto cria um marco regulatório para acompanhar os avanços tecnológicos e a convergência digital entre serviços de TV por assinatura e operadoras de telefonia. “Ele permite também enxergar a produção regional e independente, abrindo uma janela aos nossos produtores”, defendeu.

No final de sua participação, para exemplificar como a conectividade e a produção cultural estão cada vez mais interligadas, o senador exibiu um vídeo da música Stand By Me, executada por diversos artistas de rua de vários países que, mesmo estando distantes, cantam e tocam juntos a canção, no projeto “Playing for Change”.

Antes do senador, o evento contou com a palestra do presidente da Google no Brasil, Fábio Coelho. O “Nordeste, a Bola da Vez”, realizado num hotel em Mata de São João, reuniu mais de 800 pessoas, entre especialistas, empresários, diretores de empresas anunciantes, profissionais de propaganda, representants de veículos de comunicação e fornecedores.

Fonte: Ascom do senador Walter Pinheiro

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui