O senador Walter Pinheiro (PT-BA), em discurso nesta quinta-feira (30), registrou que acredita num consenso para aprovação do projeto de lei que criminaliza a homofobia. O parlamentar defende a construção de um texto que dê “uma resposta veemente a toda e qualquer forma de preconceito, intolerância ou práticas de homofobia que se configure como atentado à vida”.
Ele revelou que, para entregar ao País uma lei que possa banir de vez a prática da homofobia, tem ocorrido reuniões entre parlamentares de diversos partidos sobre o PLC 122/06. Pinheiro está negociando a aprovação do projeto com os partidos na Câmara dos Deputados: “E por que estamos envolvendo os Deputados? Para que a gente tenha a oportunidade de, a matéria saindo daqui, ganhar guarida e apoio na Câmara dos Deputados para que, ainda esse ano, a gente aprove essa matéria”.
Na opinião do parlamentar, a nova proposta a ser elaborada não pode dar espaço a ambiguidades. Em aparte, a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) destacou que o pronunciamento de Pinheiro precisa ter eco, por “sua responsabilidade, com respeito às diferenças, com respeito à diversidade, com compromisso social, com compromisso com a vida, com as liberdades”.
Fonte: Ascom do senador Walter Pinheiro, com informações da Agência