PF não localiza em Santa Cruz de Cabrália alvos de busca e condução contra fraude no INSS

alt

A Polícia Federal não localizou os alvos de um mandado de busca e apreensão e de condução coercitiva em Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (14), na terceira fase da Operação Nenhures, que busca desarticular uma quadrilha suspeita de cometer fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo a PF, além de Santa Cruz Cabrália, também foram presas 10 pessoas e cumpridos três mandados de condução coercitiva e 11 mandados de busca e apreensão nas cidades mineiras de Betim, Contagem, Almenara e Palmópolis.

Os mandados foram cumpridos pela superintendência da Polícia Federal em Porto Seguro, a cerca de 20 km de Santa Cruz Cabrália. O delegado da PF Pancho Rivas informou que os alvos dos mandados não foram localizados. O imóvel em que deveria ser feita busca e apreensão estava abandonado. Já o homem que deveria ser conduzido coercitivamente, cuja identidade não foi divulgada, não foi localizado pela polícia.

A investigação apurou que o grupo falsificava certidões de nascimento e óbito, além de documentos de identidade, para conseguir, em sua maioria, benefícios ilegais de pensão por morte. Os policiais começaram a monitorar os processos destes benefícios, quando a fraude foi descoberta.

Ainda segundo a polícia, a Previdência Social calculou que a quadrilha teria causado um prejuízo de R$ 6,5 milhões. A Operação Nenhures tem apoio da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos da Previdência Social.

Na primeira fase, em agosto de 2015, cinco pessoas foram presas em flagrante em Mariana, na Região Central de Minas, e em Viçosa, na Zona da Mata. De acordo com a PF, a prisão destes suspeitos impediu saques que somariam cerca de R$ 70 mil relativos às primeiras parcelas de benefícios fraudados.

Na segunda fase, em outubro de 2015, uma pessoa foi presa em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e mandados de busca e apreensão na cidade e em Almenara. Este suspeito preso seria, segundo a Polícia Federal, seria o responsável pela organização da quadrilha.

Os suspeitos presos nesta quarta-feira vão ser autuados por estelionato qualificado e formação de quadrilha. De acordo com a PM, se somadas as penas de cada crime, os detidos, caso condenados, podem pegar mais de 10 anos de prisão.

Fonte g1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui