PF desarticula quadrilha de contrabando de cigarros e apreende 1 milhão de maços na Bahia

PF desarticula quadrilha de contrabando de cigarros e apreende 1 milhão de maços na Bahia
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal iniciou na manhã desta quinta-feira (16) uma operação para combater contrabando de cigarros e de lavagem de dinheiro no sul da Bahia. Chamada de Solana, a operação também pretende desarticular e prender de forma preventiva 11 membros da quadrilha nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Ubaitaba, Jequié, Itapetinga e Teixeira de Freitas. Além disso, estão sendo cumpridos 32 mandados de busca e apreensão. Ao todo, 150 policiais federais participam das ações.

Segundo a PF, as investigações duraram cerca de um ano e tiveram início depois que integrantes do grupo investigado foram presos em flagrante transportando cigarros contrabandeados do Paraguai em veículos de passeio.

A partir dessas prisões, os investigadores identificaram os principais integrantes do grupo, que utilizavam inclusive carretas para contrabandear os cigarros. Também foi identificada uma grande quantidade de receptadores, que adquiriam as mercadorias dos transportes e realizavam a venda no comércio local.

No transcorrer das investigações ainda foram feitas diversas apreensões, totalizando mais de 1 milhão de maços de cigarros apreendidos, das mais variadas marcas. O nome da operação é referência à família Solanaceae, à qual pertence o tabaco. Os investigados responderão pelos crimes de contrabando, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), o cigarro representa quase 70% do contrabando que entra no Brasil, e somente com esse produto deixam de ser arrecadados cerca de R$ 4,5 bilhões em impostos. O contrabando entra no país principalmente pela região de Foz do Iguaçu e distribuído para todos os estados.

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui