A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, aumentou a diferença para 12 pontos percentuais ante o tucano Serra, segundo pesquisa do Instituto VoxPopuli divulgada nesta terça-feira (19), na qual ela aparece com 51% das intenções de voto, contra 39% do adversário.
De acordo com o VoxPopuli, se forem considerados apenas os votos válidos – que excluem os brancos, nulos e indecisos – a diferença de Dilma sobe ainda mais e chega 14 pontos. Ela aparece com 57%, enquanto Serra fica com 43%. Na sondagem anterior, a petista tinha 54% dos válidos, ante 46% do concorrente. Os resultados da pesquisa mostram ainda 4% de indecisos.
Analisando o voto religioso, apontado como um dos fatores que impediram a vitória no primeiro turno, a pesquisa também indica vantagem de Dilma. Entre os católicos praticantes Dilma tem 54% contra 37% de Serra, diferença que aumenta entre os católicos não praticantes para 55% a 37%. No eleitorado evangélico há empate técnico: Serra tem 44% e Dilma 42%. Entre os entrevistados que se disseram ateus, a candidata do PT foi indicada por 49%, contra 36% de Serra.
Segundo o Vox Populi, 89% dos entrevistados declararam estar decididos sobre em quem votarão no dia 31 de outubro, enquanto 9% afirmaram que ainda podem trocar de candidato. A consolidação é maior entre os eleitores de Dilma, 93%, enquanto entre os de Serra 89% estão decididos. A pesquisa, realizada entre os dias 15 e 17 de outubro, tem margem de erro de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. O instituto ouviu três mil pessoas para o levantamento. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral com o número 36.193/10.
Fonte: Ascom da Campanha “Sou Wagner 13”