Pesquisa eleitoral aponta Marcelo Belitardo na liderança da disputa em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas. Foto: Wesley Morau

Um pesquisa de intenção de voto realizada em Teixeira de Freitas aponta o candidato doutor Marcelo Belitardo (DEM) na liderança da disputa ao cargo de prefeito. Temóteo Brito aparece logo em segundo.

A empresa que realizou a pesquisa foi a IBOPE Inteligência Pesquisa e Consultoria LTDA, contratada pela empresa Ação Programadora de Canais Independente, inscrita no CNPJ: 08594668000116, com sede em Itabuna (BA). O registro foi feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BA-08941/2020.

Imagem: Reprodução/TSE

Segundo a IBOPE Inteligência, foram entrevistados 406 votantes, entre 23 e 26 de outubro. A margem de erro estimada é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos nos resultados do total da amostra.

Resultados

Perguntados sobre em quem os eleitores votariam para prefeito se as eleições fossem hoje, foi apresentado um disco contendo os oito nomes dos candidatos no município.

Para tal questionamento, o médico Marcelo Belitardo (DEM) aparece na liderança com 33% das menções. O atual prefeito e candidato à reeleição pelo PP, Temóteo Brito, aparece em seguida com 20%.

João Bosco (PT) e Caio Checon (SOLIDARIEDADE) são citados por 12% dos entrevistados cada, e Marta Helena (PSDB) por 11%.

Os demais candidatos (Pablo Franstêscouly, do UP; Tena de Jesus, do PTC; e Xandão Junior, do PROS) registam até 1% das intenções de voto.

Os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto correspondem a 5% e outros 5% não sabem ou preferem não responder.

Imagem: Divulgação/IBOPE Inteligência

Segundo a IBOPE Inteligência, observados os segmentos de gênero, grau de instrução e renda, os destaques são que:

  • O atual prefeito Temóteo Brito conta um pouco mais com a preferência dos homens (24%) do que das mulheres (17%).
  • As menções a Caio Checon crescem à medida que aumenta a escolaridade e a renda familiar mensal do eleitorado: vai de 6% entre eleitores de escolaridade Fundamental a 21% dentre os que têm ensino Superior; e de 7% na faixa de renda até 1 salário mínimo a 23% na faixa superior a 2 salários mínimos.
  • As intenções de voto dos demais candidatos se distribuem homogeneamente entre os segmentos analisados.

Rejeição

Quanto aos níveis de rejeição, os entrevistados puderam citar mais de um candidato, portanto os resultados abaixo podem somar mais de 100%.

Perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 55% dos eleitores responderam Temóteo Brito. Em seguida, João Bosco, com 37%; Xandão, 23%; Caio Checon, 17%; Marta Helena, 16%; Pablo Franstêscouly, 15%; Tena de Jesus, 14%; Doutor Marcelo, 7%; poderiam votar em todos, 4%; não sabem ou não opinaram, 5%.

Com informações: IBOPE Inteligência – CNPJ: 68802370000186

1 COMENTÁRIO

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui