Pescadores de Barra de Caravelas ganham Centro de Convivência

Pescadores de Barra de Caravelas ganham Centro de Convivência
Pescadores de Barra de Caravelas ganham Centro de Convivência. Fotos Ascom

Um espaço comunitário com o intuito de proporcionar momentos de lazer, confraternização, atividades coletivas e geração de renda. Essa é a proposta do Centro de Convivência dos Pescadores “Didácio Benedito de Oliveira – Buzano”, que será inaugurado nesta quinta-feira (19), às 10 horas, em Caravelas (BA). O espaço foi uma demanda que surgiu em ação promovida pela Associação dos Moradores, Pescadores e Marisqueiras de Barra de Caravelas, que contou com a participação da Suzano e da Prefeitura Municipal.

Pescadores de Barra de Caravelas ganham Centro de Convivência

O Centro de Convivência teve origem após debates coletivos realizados em assembleias no Conselho da RESEX por meio das Condicionantes Marítimas do Terminal de Caravelas em que se definiu o que seria necessário para a construção do espaço. O projeto foi apresentado em reunião do Programa de Apoio à Atividade Pesqueira (PAAP) e, após inclusão no Programa, a comunidade providenciou, junto ao poder público, a legalização fundiária e todas as licenças ambientais necessárias à sua instalação.

O Centro de Convivência de Barra de Caravelas fica localizado na Rua José de Tico, s/nº. O nome dado ao local é uma homenagem a Didácio Benedito de Oliveira (Buzano), que foi um dos grandes pescadores de rede grande de Barra de Caravelas.

Após o cumprimento das exigências legais, coube à Suzano, por meio de um processo de tomada de preços, contratar a empresa executora do projeto e viabilizar os recursos necessários, segundo explicou Narcisio Luiz Loss, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano. O projeto demandou investimentos de quase R$ 1 milhão.

O Centro de Convivência é composto por: espaço cultural, dotado de auditório e que pode ser usado também para cursos, palestras e reuniões; um palco; três lojas, que serão utilizadas para a venda de artesanatos, central de apoio ao turismo comunitário e lanchonete; cozinha comunitária; centro administrativo que será utilizado pelos gestores da Associação e cedido para uso da Colônia Z25 no atendimento às necessidades do pescador; e o Espaço do Pescador, que será utilizado para confecção de redes, reparo e guarda de apetrechos de pesca.

Além da Suzano, a comunidade também teve o apoio da Prefeitura Municipal de Caravelas que, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, apoiou com 50% na contribuição de recursos para instalação do projeto de geração de energia fotovoltaica.

Sobre a Suzano – A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui