Se ela pensava em uma crise de saúde como o auge, a síndrome do túnel do carpo, com
dormência e formigamento na mão e no braço causados por um nervo comprimido no punho devido os padrões de uso da mão, devido ao acúmulo de traumas de toda sua vida de trabalho bancário, experiências que ela suportou, mas que nunca se permitiu chorar ou sobre as quais não quis conversar, até não conseguir mais trabalhar, ela queria entender a lógica da sua doença.
Quando analisei parte do ambiente de trabalho, os móveis não eram adequados, faltava apoio para os pés, a mesa era simples, e a agência que deveria ter doze funcionários estava funcionando com quatro devido aos afastamentos, inclusive por depressão, e seu histórico pessoal de ter o marido desempregado, o filho de dezoito anos que seria pai, e ela trabalhando para não perder o emprego mesmo doente.
Sou espectador como perito. Sei que sou eu, mas sou também este que observa de fora. Nunca poderei ver “pela perspectiva dela”, o mundo está esmagando sua felicidade.
Aprendi a conviver com minha consciência. Uma solução técnica de ordem processual pode ser a razão da impunidade do banco? O advogado não deve amargurar-se com essas perguntas. O objetivo é defender seu cliente, sem abdicar dos valores morais. Foi o juramento, ao receber o diploma e ao entrar na OAB. Foi um gênio aquele que descobriu o mais óbvio dos lugares-comuns: cada caso é um caso.