Percepção de odor reúne rede de voluntários da Veracel Celulose

Encontro reforça importância dos voluntários para melhoria de padrões operacionais da fábrica da empresa. Fotos Ascom

Os voluntários da Rede de Percepção de Odor (RPO) da Veracel estiveram reunidos em março no 13º Encontro da Rede que aconteceu na fábrica da empresa. Durante o evento, foram apresentados os registros de percepção de odor de 2017 e as ações corretivas da empresa, demonstrando a importância da rede para a melhoria dos padrões de qualidade operacional da fábrica da Veracel. “É meu primeiro ano como voluntária e já percebo a preocupação da Veracel com as nossas comunidades e com o meio ambiente. Me sinto muito feliz em participar desta Rede”, comentou Silvaneide Costa, nova voluntária da rede, moradora de Vera Cruz, distrito de Porto Seguro.

Para o diretor Industrial da Veracel, Ari Medeiros, o compromisso das pessoas que fazem a Rede funcionar contribui para que a Veracel seja referência nacional em controle ambiental. “Poucas empresas no país fazem possuem um sistema de rede de percepção de excelência marcada pela perenidade e pessoas que se mantém comprometidas por tantos anos”, destacou o diretor durante o encontro.

Além das informações e treinamento de aperfeiçoamento sobre da percepção do odor, foi realizada uma palestra motivacional com o tema “Inteligência Emocional em Relações Interpessoais”, com a coach e psicopedagoga Rosi Pinheiro.  O encontro foi encerrado com a visita ao topo da Caldeira de Recuperação da fábrica da empresa.

Rede de Percepção de Odor – RPO

Criada em 2005 como forma de atender uma condicionante ambiental da licença de operação da fábrica emitida pelo INEMA, a Rede de Percepção de Odor (RPO) da Veracel é considerada referência nacional. A Rede é composta por 25 voluntários moradores de nove localidades do entorno da fábrica. Estes moradores são treinados periodicamente para identificarem o cheiro característico do processo de fabricação de celulose e notificarem a empresa. Ao longo dos anos, os resultados deste monitoramento têm indicado uma importante evolução no controle de odor e dos padrões operacionais da fábrica.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui