Pense para a glória de Deus

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4.8)

Pense para a glória de DeusO conjunto de versos desta primeira parte de Filipenses 4 tem como foco orientar-nos para lidarmos com a vida como pessoas cristãs. É como viveremos vidas cristãs. Paulo orienta aqueles cristãos, e a nós, sobre a alegria como um padrão para nossa vida. Devemos nos alegrar no Senhor – “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” (Fl 4.4). Nada deve nos impeder de mostrar amabilidade a todas as pessoas (v.5). Se dificuldades chegarem, devemos orar e apresentar a Deus nossas súplicas, com gratidão (v.6). E é dessa forma que a paz de Deus, que é incompreensível sem a fé, guardará nossos corações e mentes em Cristos Jesus (v.7). Finalmente, complementa Paulo, controlem seus pensamentos dirigindo-os de modo que Deus seja honrado com o que pensarem.

Chegamos então a uma dimensão de nossa responsabilidade como cristãos que muitas vezes ignoramos: a gestão de nossa mente. Jesus nos alertou sobre a importância disso, dizendo que, quando pensamos o mal, isso equivale a praticar o mal. Segundo Jesus, e Paulo mantém a linha estabelecida por Jesus, precisamos ser melhores gestores de nossos pensamentos. Precisamos julgar o que pensamos e decidir por pensamentos que agradam a Deus. Eles nos farão bem, contribuirão para nossa felicidade e para que a paz de Deus se estabeleça em nossa vida. Isso não é simples, mas veja, está aí, é nosso dever! “Não podemos impedir que um pássaro pouse em nossa cabeça, mas podemos impedir que ele construa um ninho nela”, diz o ditado. Não podemos evitar que certos pensamentos brotem, mas podemos evitar que cresçam e nos dominem.

Paulo nos orienta a, antecipadamente, decidir no que pensar e pensar o que for verdadeiro, nobre, correto, puro, amável, excelente e digno de louvor. Quanto melhor pensarmos, melhor viveremos e agiremos. Essa é uma batalha silenciosa, a batalha do manter uma mente saudável, e difícil, mas podemos vence-la. Ela acontece em nosso interior e, diariamente, pensamento a pensamento, é como a vencemos com a ajuda de Deus. Ser participante do Reino de Deus significa que precisamos pensar como pessoas submissas ao Rei. E talvez esteja neste lugar silencioso, mas tão poderoso, o mais desafiador campo de batalha em que precisaremos afirma: Jesus Cristo é Senhor aqui também! Que hoje, não apenas seus atos e palavras exaltem a Deus, mas também seus pensamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui