Pense antes de crer

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)

Há pessoas que reclamam da vida e dizem que tudo de pior acontece com elas. Dizem que por mais que se esforcem as coisas nunca dão certo. E talvez você pense que elas estejam exagerando, mas não estão. É verdade! E por que isso acontece? Elas são piores do que as outras? Elas não oram pedindo para Deus abençoar os negócios, a vida, a família? Sim, fazem tudo isso! Mas então, porque o casamento vai mal, os filhos são desobedientes, o cliente compra e não paga e o funcionário entra na justiça e leva grande parte dos resultados? Você não sabe? A razão é simples. E talvez você esteja nessa situação! Veja o que Jesus disse: enquanto você não colocar o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar às coisas não darão certo! Faça a prova!! Oferte! Contribua! Deposite no altar algo que realmente mostre para Deus que o Reino dele está em primeiro lugar e você verá como sua vida será repleta de bênçãos! Os seus problemas são causador por sua falta de fé! Faça prova de Deus e verá as bênçãos chegando!

O parágrafo acima retrata o que tantas vezes se ouve em alguns templos e também em alguns programas de televisão e rádio. Talvez apenas um equívoco de interpretação, um erro na compreensão do texto. Talvez algo pior: uma conduta utilitarista do texto bíblico.  Proposital e mal intencionada. Fazendo do texto um pretexto para conduzir pessoas a atenderem as ambições de crescimento e riqueza de algum líder religioso. De fato, infelizmente, há muita coisa sendo dita baseada na Bíblia, mas que não tem, verdadeiramente, base bíblica. Devemos ter atenção e pelo menos nos apoiar na perspectiva ampliada permitida pelo contexto e também no espírito do Evangelho, conforme ensinado por Jesus.

O Reino de Deus pode ser compreendido como tudo que orienta corretamente a vida e a torna saudável, agradável aos olhos de Deus. O Reino de Deus não é o mundo religioso. Não é a agenda de igreja alguma. O mundo religioso e a agenda de uma igreja apenas podem ser parte do Reino de Deus. Isso dependerá de suas perspectivas estarem sendo guiadas pelo Reino de Deus. O Reino de Deus é maior que religião e não é propriedade de igrejas. O Reino de Deus são valores, um jeito de ver a vida, o amor como princípio inegociável, a presença de Deus e a graça de Cristo. A ação do Espírito Santo. Quando o Reino de Deus é o que nos orienta, tudo o mais é levado a estar no devido lugar. Tudo nos é acrescentado porque nada do que nos seja tirado poderá empobrecer nossa vida. Afinal, ela está envolvida pelo Reino de Deus. É por isso que se pode dar graças sempre (1 Ts 5.18) e se pode louvar a Deus e nele alegrar-se, ainda que a figueira não floresça (Hc 3.17-18).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui