De janeiro a maio deste ano, cerca 89 mil veículos foram apreendidos nas rodovias federais por alguma pendência com o Departamento de Trânsito, o Detran.
Mesmo com a carteira de habilitação, licenciamento e IPVA do veículo em dia, o banco de dados pode constar, por exemplo, multas em atraso, que podem levar ao recolhimento.
De acordo com o segundo parágrafo do artigo 131 do Código de Trânsito Brasileiro, o veículo somente será considerado licenciado estando quitados os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo.
No caso das multas, se o condutor for parado em uma rodovia, não há a possibilidade de pagamento pelo aplicativo do banco e, mesmo se existisse, depois que a multa é paga, leva em média 72 horas para que caia no sistema. Além do guincho, o condutor ainda recebe pontos na carteira.
De acordo com um levantamento feito pela PRF ao G1, quase 89 mil veículos em todo o país foram retidos de janeiro a maio deste ano; número 60% maior do que no mesmo período do ano passado. Os principais motivos são: multas pendentes, restrição judicial e comunicado de venda em aberto.
Antes de viajar, faça uma consulta do seu veículo com a equipe do Marcão Despachante, de Teixeira de Freitas, na av. Pres. Getúlio Vargas, 2995, centro. Contato através dos números (73) 3291-4078 / 99928-3729.