Pele dura e coração mole em 2017!

“Melhor é um jovem pobre e sábio, do que um rei idoso e tolo, que não mais aceita repreensão.” (Eclesiastes 4.13)

A passagem do tempo pode ter efeitos diferentes sobre cada um de nós. Para alguns ela causa endurecimento, como o calor faz com o barro. A pessoa vai ficando cada vez mais rígida, inflexível, intransigente, podendo chegar ao ponto de ser intratável. Se isso nos acontece, chega um momento em que as pessoas param de lidar conosco. Elas não querem mais discutir, dar opinião e talvez até se afastem. Mas para outros a passagem do tempo faz muito bem. Eles amolecem como o calor faz com a cera. A pessoa fica mais penetrável, flexível, percebe melhor o outro e avalia melhor a si mesma. Se isso nos acontece, a vida fica mais rica e os relacionamentos mais profundos. O texto de hoje está falando sobre isso: dureza e flexibilidade, presunção e humildade!

Pessoas humildes são ensináveis. Elas lidam bem com repreensões, sejam da vida ou das pessoas. Pela fé, em tudo percebem a presença de Deus. E se percebem Deus presente, sabem que há amor a ser recebido, mesmo nas provações. Para os humildes a dureza da vida não produz rigidez, mas resiliência. Eles aprendem a curvarem-se sem se quebrarem. São cristãos desse tipo que verdadeiramente conhecem o Pastor do Salmo 23. Eles se deixam guiar aos pastos verdejantes e águas tranquilas, mas também deixam-se sustentar e guardar no vale da sombra da morte. Elas não creem no Pastor das águas tranquilas apenas. Sabem que Ele não prometeu imunidade em relação a lutas, dores e perdas e nem privilégios em relação a vitórias, alegrias e conquistas. Não aqui!

Seja melhor em 2017. Seja mais humilde e aceite melhor as repreensões. Você precisará delas! Não somos perfeitos e jamais seremos. Não sabemos tudo e jamais saberemos. Ainda não amadurecemos o quanto precisamos. Escute mais e fale menos. Não fale coisas ruins das pessoas, mesmo que sejam verdades! Se for falar, que seja com a pessoa. Cuidado com a maledicência. Lembre-se sempre de tentar compreender primeiro e depois ocupar-se de ajudar o outro a lhe compreender. Seus relacionamentos serão muito melhores. Seja alguém de pele dura, que suporta as durezas da vida, mas mantenha o coração mole. Seja sensível e bondoso com os outros. Como Deus, seja cheio de misericórdia e de compaixão. Que você cresça na graça e no conhecimento de Deus. Que sirva, ame e seja mais justo. Que Deus se agrade de suas obras! E que tudo isso comece hoje. E que venha 2017!

 

ucs

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui