Uma verdadeira multidão compareceu ao ponto central da Cidade Baixa na noite de sexta-feira, 29 de junho de 2012, para a inauguração da nova praça da Independência. A praça comemora 8 anos de sua revitalização e o ex-prefeito e pré-candidato a prefeito, Pedro da Campineira, relembrou esta importante obra durante a sua gestão através de suas páginas nas redes sociais.
Na época prefeito, Pedro da Campineira entendeu que a praça precisava ser transformada. Itamaraju e o povo da Cidade Baixa mereciam. Por isso, no início de 2012, Campineira anunciou a reforma da praça com recursos próprios do município.
Muitos duvidaram, mas, em menos de cinco meses depois, com a presença de várias autoridades, entre vereadores, secretários municipais e empresários, o prefeito devolveu a praça ao povo. Naquele dia, Pedro não estava entregando apenas uma praça, mas, estava resgatando aquilo que foi perdido.
Com pisos novos, canteiros de flores coloridos, bancos, parque infantil e iluminação especial, a praça da Independência ganhou novos adeptos ao lazer, famílias passaram a visitar a praça e crianças brincando tem sido frequente ao longo desses últimos 8 anos.
Em entrevista, Pedro da Campineira lembrou-se da época em que a Cidade Baixa era o centro das atenções no município e a praça da Independência, a principal. Pedro afirmou que havia uma baixa autoestima dos moradores e que isso mudou após a inauguração da praça. “Sei que muitos não acreditavam e eles tinham seus motivos, mas, nós contrariamos e fizemos, porque esse é o principal logradouro público do município por conta de sua história e eu não poderia continuar convivendo com aquela realidade de abandono em que se encontrava a praça”.
Além de revitalizar a praça da Independência, Campineira também foi o responsável pelo asfalto da avenida Brasil, contornando a praça da Independência até a Baixa Fria. “Nós precisávamos resgatar a autoestima do povo de Itamaraju e principalmente deste povo da Cidade Baixa”, ressaltou Pedro.
OUTRAS OBRAS IMPORTANTES
Durante sua gestão, Campineira pavimentou inteiramente o bairro Jaqueira, Canaã e no Primavera com serviços de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação, paralelo à sua cobertura asfáltica em todas suas ruas, além de ter asfaltado vários pontos da cidade. Concluiu também as obras de calçamento da Rua Jacobina, ligando a Avenida Perimetral ao BNH.
Pavimentaram as ruas Pedro Álvares Cabral, Manoel Elias Ribeiro, no trecho entre a Avenida Perimetral e o BNH, a Rua Almirante Barroso e a Rua Paulo VI, no bairro de Fátima, onde foram duas partes pavimentadas, uma no trecho entre a Rua José Bonifácio Dantas até a Escola São João Evangelista e também asfaltou a
Avenida Brasil, vias públicas da Praça da Independência e a principal avenida do bairro Baixa Fria.
Também foi na gestão de Pedro da Campineira que foram realizadas as obras de asfaltamento da Rua Acre, onde recebeu também obras de esgotamento e canalização com uso de manilhas para o escoamento sanitário, uma das vias mais extensas de Itamaraju que atravessa todo o centro da cidade alta e todo bairro de Fátima. Trata-se de uma rua que estava com o seu trecho do bairro de Fátima em situação intransitável e após os serviços de esgotamento, teve início as obras de asfaltamento da via para alegria dos seus moradores e transeuntes.
Durante a sua gestão, Pedro foi reconhecido como o gestor que pavimentava bairros inteiros garantindo aos moradores mais dignidade e qualidade de vida. Bairros como Jaqueira, Canaã, Primavera e Liberdade, assim como, os bairros que foram contemplados com pavimentação em sua totalidade durante a referida gestão.
Pedro também é relembrado pelo fato de oferecer cuidado e atenção aos munícipes no quesito saúde. Quando foi gestor, não media esforços para oferecer condições de transporte, transferências e tratamentos médicos para os itamajuenses que passavam por alguma situação de enfermidade para cidades que possuem estrutura melhor de atendimento.