Pecuária é a atividade com o maior potencial para empregos verdes

A pecuária é o setor com o maior potencial para gerar empregos verdes, revela o estudo “Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior”, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e divulgado nesta segunda-feira,17.

Segundo o documento, 85% dos postos de trabalho na pecuária têm a possibilidade de contemplar tarefas e atividades concretas que sejam, ou possam vir a ser, favoráveis ao meio ambiente. De acordo com os cálculos do Ipea, são aproximadamente 432 mil empregos, dos mais de 504 mil postos de trabalho no segmento.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) conceitua emprego verde como aquele que reduz o impacto ambiental de empresas e de setores econômicos para níveis que, em última análise, sejam sustentáveis.

“Eles ajudam a reduzir impactos ambientais importantes, tais como o consumo de energia, matérias-primas e água, por meio de estratégias eficazes que ‘descarbonizam’ a economia e reduzem as emissões de gases de efeito estufa, minimizando, ou evitando, completamente todas as formas de resíduos e poluição, protegendo e restaurando os ecossistemas e a biodiversidade”, define o Pnuma.

De um modo geral, o Ipea identificou que as áreas em que há maior possibilidade de geração de empregos verdes são as relacionadas ao agro, com destaque para o cultivo de lavouras permanentes (café, laranja, etc) e temporárias (grãos, algodão, etc), produção florestal, fabricação de biocombustíveis, horticultura e floricultura, entre outras.

Estimativas da empresa Roland Berger Strategy Consultants indicam que o mercado global para produtos e serviços ambientais deve duplicar do atual US$ 1,37 trilhão por ano para US$ 2,74 trilhões até 2020. Segundo o Departamento de Criação de Empregos e Empresas Sustentáveis da Organização Internacional do Trabalho (OIT), há no Brasil cerca de três milhões de empregos verdes, 6,6% do total de postos formais de trabalho do País.

O relatório do Ipea cita ainda outros dados da OIT que projetam que os empregos verdes devem crescer mais rapidamente do que os demais no mercado brasileiro. A oferta de postos de trabalho com esta característica aumentou 26,7% nos últimos cinco anos.

 

 

 

 

Fonte: Sou Agro

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui