A Polícia Civil de Teixeira de Freitas, por meio do Núcleo de Homicídios, deu por concluídas as investigações acerca da tentativa de homicídio que vitimou Vagner Correia Menezes Andrade Junior, 21 anos de idade, que sofreu a tentativa de homicídio no dia 07 de fevereiro de 2024, quando se encontrava nas proximidades do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, onde cumpre pena em regime semiaberto.
A vítima encontrava-se retornando ao presídio, após cumprir sua jornada de trabalho diária, quando foi surpreendido por 02 (duas) pessoas que conduzia uma moto Honda 160 de cor vermelha, momento em que o carona da referida moto passou a fazer disparos de arma de fogo, calibre .40, em direção à vítima, totalizando aproximadamente 9 (nove) disparos. A vítima conseguiu correr e se proteger, sendo que um dos disparos chegou a furar a camisa que a vítima vestia.
Primeiramente, foi identificada a moto utilizada no crime e o indivíduo que se encontrava no carona, responsável pelos disparos de arma de fogo, sendo o nacional P.H.A.P. De imediato foi representado pela sua Prisão Preventiva, que aguarda decisão judicial para posterior cumprimento.
No dia 26 de abril de 2024, P.H.A.P. foi preso por força de mandado de prisão preventiva oriundo do estado de Minas Gerais pelo crime de homicídio, encontrando-se custodiado no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.
Em seguida, durante o seu interrogatório, P.H.A.P. confessou ser a pessoa que se encontrava no carona da referida moto e apontou o piloto como sendo o nacional J.A.B., alcunha Miolo.
Ressalta-se que no dia 26 de abril de 2024, J.A.B., alcunha Miolo, foi morto em confronto com a Polícia Militar.
O fato foi apurado no inquérito policial, que resultou na identificação dos 02 (dois) envolvidos e no indiciamento de 01 deles, sendo o nacional P.H.A.P, com 27 anos, já que o outro envolvido J.A.B., alcunha MIOLO, com 28 anos de idade, encontra-se morto.
De acordo com o que foi apurado, a tentativa de ceifar a vida da vítima ocorreu pelo fato de dias antes do crime a vítima ter se recusado a levar drogas (cocaína) para dentro do presídio.
O inquérito Policial foi remetido à justiça com o indiciamento do nacional P.H.A.P. e o pedido de reconhecimento da extinção da punibilidade em face de J.A.B., alcunha Miolo, que foi a óbito em confronto com a Polícia Militar.