Todos os dias devemos cuidar do meio ambiente ao nosso redor, mas cada ano existe um dia e uma semana durante a qual todo mundo é chamado a refletir sobre a fragilidade do equilíbrio no nosso planeta, e sobre como o comportamento do homem afeta tal equilíbrio.
Na semana do meio ambiente a ONG PAT Ecosmar (Projeto Amiga Tartaruga) organiza varias atividades de sensibilização nas comunidades da Costa do Descobrimento.
Em Mogiquiçaba (município de Belmonte) o grupo ECOJOVEM participou de um café da manhã com prosa sobre meio ambiente. Em seguida, com o apoio do viveiro municipal de Belmonte, foi feito um plantio de arvores. Foi também promovida, junto com os alunos da escola local, uma limpeza do povoado, do manguezal e da praia.
No Terminal Marítimo de Belmonte o PAT realizou um stand com informações sobre as tartarugas marinhas e os ambientes costeiros.
No Guiaú (município de Santa Cruz Cabrália), junto com alunos e professores, foram organizadas duas passeatas no povoado para conscientizar a respeito da forma correta de separar o lixo antes da coleta feita pela prefeitura.
A greve dos professores em Santo André e Santo Antônio, (município de Santa Cruz Cabrália) obrigou o PAT a adiar as atividades previstas nos dois povoados, que focarão a preservação do Rio João de Tiba e do rio Santo Antônio.
Na base de praia da ONG, na praia de Taperapuan, em Porto Seguro, turistas e moradores recebem informações sobre as campanhas “SOS Florestas” e “Mangue Faz a Diferença”, e podem visitar o Museu da Tartaruga. Na base se encontram vários animais em recuperação, entre eles três pinguins.
Fonte: PAT Ecosmar