Partiu Testagem! Prefeitura realiza 1° etapa de testes de Covid-19 em escolas municipais e estaduais em Itanhém

Partiu Testagem! Prefeitura realiza 1° etapa de testes de Covid-19 em escolas municipais e estaduais em Itanhém
Partiu Testagem! Prefeitura realiza 1° etapa de testes de Covid-19 em escolas municipais e estaduais em Itanhém. Foto: Ascom

Com o retorno das aulas presenciais, o município de Itanhém também iniciou o projeto “Partiu Testagem Escolas”, nas unidades de ensino municipais e estadual. A ação teve início na última segunda feira (21) e se estendeu durante toda semana, afim de garantir um ambiente mais seguro para alunos e a comunidade escolar.

O objetivo do projeto é mitigar o risco de casos e surtos de Covid-19 nos ambientes escolares, com monitoramento das escolas, para que possam permanecer abertas com segurança para todos.

A iniciativa prevê a realização de inquéritos seriados (“ciclos de testagem”), possibilitando o monitoramento contínuo do cenário epidemiológico e adoção das medidas de prevenção e controle COVID-19.

Na mesma ocasião, a prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde ofertaram vacinas contra Covid-19 aos alunos e profissionais da escola, dando continuidade às ações de combate à doença no município. Testes rápidos para detecção Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV também foram ofertados.

Segundo a Secretaria de Saúde, nesta primeira etapa do “Partiu Testagem” foram realizados 382 testes rápidos, em 2 escolas, e todos os resultados foram negativos. Em 15 dias estas mesmas escolas farão uma nova testagem e, em breve, outras escolas serão incluídas no Projeto.

Os testes foram feitos em pessoas assintomáticas e os resultados foram informados na hora. Em relação a casos novos, o cenário epidemiológico municipal é de estabilidade. Essa é a hora de ouro para manter as medidas de biossegurança recomendadas, para que casos novos não surjam e, se surgirem, possam ser controlados com êxito.

O Projeto Partiu Testagem nas Escolas é uma iniciativa do Governo Estadual ( SESAB), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Programa Saúde na Escola.

Fonte: Água Preta News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui