Participação social na Bahia é destaque em congresso no Uruguai

A participação social na definição de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Extremo Sul da Bahia foi destaque no XVIII Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), que ocorreu de 29 de outubro a 1º de novembro em Montevidéu, Uruguai. A experiência no território baiano foi apresentada por Edson Valadares, coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin). Em sua conferência, realizada na quinta-feira (31), Valadares abordou a política territorial adotada pelo Governo do Estado, a partir de 2007, com base nos Territórios de Identidade, passando pelos dois Planos Plurianuais Participativos (2008-2011 e 2012-2015) até destacar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Território de Identidade Extremo Sul.

“Debatemos o modelo de gestão que vem se consolidando no Estado por meio de arranjos sociais capazes de construir grandes concertações com a sociedade e acelerar o desenvolvimento local através do protagonismo dos cidadãos e do compromisso de todos em torno de um propósito comum para o território” afirmou Valadares. Em fase de finalização, o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Território de Identidade Extremo Sul teve início com o Plano da Costa das Baleias, elaborado pelo Codes em parceria com a Associação de Prefeitos do Extremo Sul (Apes) a partir de milhares de entrevistas, reuniões e oficinas junto com a sociedade local. Em 2013, as propostas do plano original foram articuladas com as ações previstas no PPA 2012-2015 e com o Plano de Desenvolvimento elaborado pelo Colegiado Territorial. Como resultado, foram elencadas democraticamente 121 propostas que serão implementadas a partir de 2014.

A conferência do coordenador do Codes integrou o painel “Inclusão e diálogo social como estratégias de fortalecimento da gestão pública”, coordenado pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) Nilton Vasconcelos. Também foram apresentadas pela delegação baiana as conferências “Políticas públicas de igualdade de gênero e raça para a promoção do trabalho decente”, promovida pela assessora da Setre, Patrícia Lima, e “Programa Você Servidor na Agenda Bahia do Trabalho Decente”, apresentado por Adriano Tambone, superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb).

 

 

 

Fonte: Serin

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui