Parque Nacional do Monte Pascoal capacita indígenas em produção sustentável de alimentos

Com o intuito de estimular o desenvolvimento sustentável na produção de alimentos nas aldeias do entorno do Parque Nacional (PARNA) do Monte Pascoal e garantir a segurança alimentar das comunidades indígenas da região, os servidores do PARNA do Monte Pascoal, em parceria com as aldeias e o Instituto Caminho do Meio, capacitaram dois índios da aldeia Corumbauzinho, localizada em Porto Seguro, no curso de agricultura sintrópica, com foco na implantação de sistemas agroflorestais, cultivos alimentares e produção de madeira. O curso foi realizado na cidade do Alto Paraíso, em Goiás, durante os dias 19 a 21 de agosto, no Centro de Estudo Budista Bodisatva, do Instituto Caminho do Meio. Há a proposta de que os participantes do curso sejam multiplicadores e já existe um cronograma para atender duas aldeias até junho de 2017.

A iniciativa surgiu do gestor, em reunião nas aldeias, quando ele percebeu o interesse dos jovens e das comunidades em produção sustentável de alimentos e em trabalhar com horta comunitária. Para escolha dos participantes, foi elaborado um edital que possibilitaria participar de cursos que seriam ofertados, e o critério de escolha seria o engajamento.

A capacitado foi possível devido ao esforço conjunto de servidores do ICMBio. O gestor do PARNA do Monte Pascoal pesquisou cursos de capacitação e doou as passagens e o Instituto Caminho do Meio ofereceu inscrição e alimentação gratuitas. Um dos instrutores do Caminho do Meio é José Fernando Santos Rebello, servidor do PARNA Chapada dos Veadeiros, também gerido pelo ICMBio.

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Centro de Estudo Budista Bodisatva no site http://www.cebb.org.br/

 

 

 

Nayara Lobo

Coordenação Regional de Porto Seguro – CR7

Tel: (73) 3288-1518/1633 – ramal 214

VOIP: 6895

Skype: nayara.lobo5

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio

Ministério do Meio Ambiente – MMA

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui