A equipe do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no litoral sul da Bahia, acaba de promover, junto com parceiros, mais uma ação de monitoramento dos recifes de coral. O trabalho, realizado entre os dias 19 e 23 de março, foi baseado na metodologia adaptada do Reef Check, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1996, dentro do Programa Global Coral Reef Monitoring Network, para avaliar a saúde dos ambientes recifais.
O Projeto de Monitoramento de Recifes de Coral em Abrolhos ocorre desde 2002. Neste ano foram monitoradas oito estações no interior do Parque dos brolhos, sendo quatro em chapeirões e quatro no arquipélago. Desta vez, a equipe permaneceu durante o período a bordo do catamarã Zeus, da empresa de turismo Apecatu Expedições, de Caravelas, na Bahia.
Participaram da ação Ricardo Jerozolimski e Bernadete Barbosa, da equipe do parque; Ronaldo Baguinha, da Reserva Extrativista de Corumbau; Fábio Negrão, mergulhador e secretário de Turismo e Meio ambiente de Caravelas; Mariana Coxey, pesquisadora do Ircos; Beatrice Padovani, coordenadora nacional do Reef Check Brasil; e sua aluna de pós-graduação Camila Brasil, que trabalha com a influência das variáveis climáticas nos ciclos de abundância de espécies de valor comercial.
Segundo Ricardo Jerozolimski, chefe do parque, foi unânime a percepção da redução da presença de lixo de pesca no interior da UC, embora essa tendência só deva ser confirmada após a análise dos dados colhidos. Ele adiantou, no entanto, que a percepção, a princípio, foi a de que a população de peixes e corais demonstram bom estado de conservação dentro da área protegida, apesar das ameaças. Para este ano está prevista mais uma expedição, em dezembro.
Segundo a professora Beatrice Padovani, “a continuidade do monitoramento é importante não só para obtenção de dados de médio e longo prazo, mas também pela oportunidade de envolvimento de cientistas e também de gestores e mergulhadores voluntários”. Fábio Negrão, que atua há mais de 16 anos na região, chamou a atenção para o envolvimento e comprometimento da equipe que para ele reflete na qualidade do trabalho realizado.
Ascom/ICMBio